Foto: commons.wikimedia.org
História
No dia 12/10/1810, a princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen se casou com o Príncipe Ludwig da Bavária em uma grande área de Munique que foi batizada com seu nome, Thereisienwiese, que ao pé da letra significa Terra Verde da Therese.
Foto: theyearinbeer.wordpress.com
A celebração do casamento foi quando aconteceu o primeiro Wiesn (Oktoberfest), que teve como seu ponto alto uma corrida de cavalos no encerramento, com a presença da família real do estado da Baviera (Bayern, como o time de futebol).
A festa nos moldes atuais foge muito às características daquela de 1810, tendo sido incorporada ao longo dos anos a venda de cervejas e comidas típicas, parques de diversões e inclusive a tradição do prefeito da cidade inaugurar o evento colocando uma torneira em um barril.
Foto: kitchenproject.com
Em sua história, o evento foi cancelado 24 vezes, por motivos de guerra, cólera e inflação. Em 1980, a explosão de uma bomba matou 13 pessoas e deixou mais 200 seriamente machucadas.
Quando é?
A festa geralmente acontece entre setembro e outubro, e em 2015, será entre os dias 19 de setembro e 4 de outubro.
Você já deve ter se perguntado o porquê no nome do festival ser Oktoberfest se ele começa em setembro. Pois bem... há muitas décadas as corridas de cavalos não existem mais e por isso o festival foi ficando cada vez mais longo, durante até duas semanas, como ele é hoje. E, é muito comum que faça frio e neve em Munique em meados de outubro, o que forçou os organizadores a antecipar seu início.
Como é?
Na área do Thereisienwiese há 14 tendas grande e mais de 20 outras menores, onde as comidas e bebidas são vendidas.
Foto: ibitimes.co.uk
Conheça a lista das tendas grandes abaixo:
Kafer's Wies'n Schanke
Hofbrau Festzelt - Famoso pelo mundo
Schotenhamel - Tradição pura
Winzerer Fahndl - Um brinde a Gamuetlichkeit
Armbrustschutzen - Olho de touro
Weinzelt - Uma taça de vinho
Augustiner-Festhalle - Para família e uma boa diversão
Lowenbrau - Um leão marca o território
Fisher Vroni - Para amantes de peixe
Schutzen-Festzelt - Sob os olhos da Bavaria
Marstall
Pschorr-Braurosl - Verdadeira tradição do Oktoberfest
Ochsenbraterei - Todos os tipos de boi
Hacker - Paraíso da Bavaria
Veja um mapa ilustrativo com a disposição das tendas:
Agora veja a lista das tendas menores:
The Wildstuben
Munchner Knodelei
Hochreiter's Haxnbraterei
Wiesn Guglhupf
Schiebl's Kaffeehaferl
(...)
Você não precisa pagar para ficar nas tendas, mas vai precisar enfrentar filas para comprar sua cerveja e comida. Uma vez que elas estão muito cheias (o que acontece cedo e principalmente nos finais de semana) elas são fechadas e ninguém mais entra, logo, você vai ter que procurar outra tenda para recarregar sua caneca.
Há a opção de reservar assento nas tendas mediante obviamente a um pagamento. Com isso, você se senta lá e tem sua bebida servida na sua caneca em tempo integral sem precisar sair do assento. Para reservar os lugares, é preciso entrar em contato diretamente com os organizadores de cada tenda.
Fim de semana italiano
No segundo fim de semana do Oktoberfest acontece a "festa della birra", momento em que vários turistas italianos se aglomeram nas tendas para celebrar o evento.
Para este final de semana, a polícia local é reforçada com oficiais do Tyrol Sul, região do norte italiano, que ajudam também na comunicação com os turistas.
O que tem de novo em 2105?
Notícias doces e picantes
Na tenda Goldened Hahn, você poderá encontrar todos os tipos de carnes de ave, desde o frango ao pato.
Linguiças e vários outros tipos de carne poderão ser comprados nas tendas Zum Gaumenschmaus e Zur Räuberpfanne.
Sorvetes poderão ser encontrados na tenda Oide Wiesn. Você terá mais doces nas tendas Mandelturm e na Schokoladenfabrik, onde você acompanhará o processo de preparo do seu lanche.
Mas, se você é daqueles que gostam de pão de gengibre, não deixe de ir na Michaela's Herzlmalerei.
Preços oficiais das cervejas
Em 2014, sete tendas cobraram mais de ¢10,00 pelo litro da cerveja. Isso fez com que todas as demais elevassem seus preços para 2015.
Neste ano, a mais cara será a Bratwurst, por ¢10,40 e a mais barata a Vinzenz Murr Metzgerstuben, por exatos ¢10,00.
Veja a lista completa abaixo:
Caneca oficial de 2015
Foto: dw.com
O preço da caneca na loja oficial do Oktoberfest é de ¢35,00. Compre a sua aqui.
Se achar cara, você tem outras opções mais acessíveis. O importante é não deixar de ter algo para brindar quando você ouvir (a cada 20 minutos, diga-se de passagem) o hino Ein Prosit!
Cervejarias
Foto: partingglassblog.wordpress.com
Tradicionalmente, somente cervejarias produzidas nos limites de Munique e que são aprovadas pelo Reinheitsgenbot (Leis reguladores da cerveja alemã) podem comercializar no Oktoberfest.
Com isso, apenas seis empresas estão presentes no festival, sendo elas:
Augustiner-Bräu
Hacker-Pschorr-Bräu
Löwenbräu
Paulaner
Spatenbräu
Staatliches Hofbräu-München
Indumentária oficial
Você já deve ter visto que na maioria das fotos do Oktoberfest, as mulheres estão usando aqueles vestidos rodados e justo no busto e os homens aquelas bermudas de couro com suspensórios.
Bom, elas tem nome. O das mulheres se chama Dirndl e dos homens Lederhosen.
Foto: hdeagency.com
Essas roupas são bem carinhas, ainda mais considerando que na época da festa todo mundo quer comprar. Não recomendo comprar na loja oficial por causa do preço, mas se ainda assim você quiser, acesse aqui e se prepare para gastar ¢259,00 para ter seu lederhosen.
Uma alternativa mais barata é comprar no comércio local, que vai oferecer as roupas sob marcas e qualidades diferentes, mas com preços bem menos salgados. Li relatos de roupas saindo por ¢90,00 e é atrás delas que vou quando chegar lá, haha
No entanto, é óbvio que você não precisa comprar essas roupas. É só para dar um ar mais alemão à sua diversão.
Desfile das cervejarias
O Oktoberfest é iniciado no dia 19 de setembro às 10h45 com um desfile, onde cavalos puxam pequenos carros alogóricos cheio de flores e barris de cerveja.
Foto: chinadaily.com.cn
Ele começa na Josephspitalstrasse, no centro de Munique e percorre a Sonnen- e a Schwanthalerstrasse até chegar na área onde o evento acontece propriamente.
Há barracas ao longo do trajeto, mas para ficar nelas você precisa adquirir um ingresso nas várias agências de turismo. Então, é melhor assistir das calçadas, pois é totalmente gratuito =)
Horário de funcionamento
Venda de cervejas
Primeiro dia: 12pm às 10h30pm
Dias de semana: 10h30am às 10h30pm
Sábado, Domingo e Feriado: 9am às 10h30pm
Encerramento diário às 11h30pm
As tendas Käfers Wiesnschänke e Weinzelt encerram à 1h00am
Funcionamento das tendas
Primeiro dia: 12pm às 12am
Segunda à Quinta-feira: 10am às 11h30pm
Sexta-feira: 10ham às 12am
Sábado: 9am às 12am
Domingo: 9am às 11h30pm
Dicas
Para entrar no espírito do festival, vale a pena aprender o mínimo de alemão para acompanhar o coro “Schenkt ein, trinkt aus, schenkt ein, trinkt aus!”, que significa algo como "Eu te servi uma, então beba, eu te servi uma, então beba!"