top of page

Visitantes

  • Wix Facebook page
  • Ícone do App Instagram
  • YouTube clássico

Hi all!! Sou o Rafael Souza, Rafa para quem preferir, ou Raf, como me chamam na Irlanda. Quero entretê-los com fantásticas histórias e fotos maravilhosas tiradas ao redor do mundo, além de compartilhar um pouco do que tenho aprendido na estrada, desde 2011, quando me joguei no mundo. 

 

 

Sou brasileiro, nasci por volta de nove horas da manhã de uma segunda-feira do dia 31/10/1983, na cidade de Serra do Navio, no estado do Amapá. Com menos de um ano de vida, mudei-me para a Serra dos Carajás, estado do Pará, onde passei minha infância. Aos 17 anos de idade, mudei-me para Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais, onde vivi meus últimos 12 anos de Brasil. Esse tanto de mudanças se deve ao fato de meu pai ter trabalhado na área da mineração e por isso tive a oportunidade de morar nos locais com as principais mineradoras do país.

 

Como vocês podem notar, minha vida de viajante começou desde novo, e foi incrementada por algumas viagens que fiz competindo pela equipe de natação que eu fazia parte, algumas poucas à lazer e grande parte de férias acompanhando minha família. 

 

Mas naquele momento, eu não fazia ideia do que era viajar, mochilar e turistar. Só sabia que queria conhecer o mundo e falar tantos idiomas quanto eu pudesse aprender.

 

Aos 17 anos de idade, mudei-me para Belo Horizonte com o intuito de estudar e assim cursei pelo anos seguintes. Concluí o segundo grau, fiz dois anos de cursinho pré-vestibular e após cinco anos de faculdade, graduei-me em enfermagem. Trabalhei bastante e fiz por onde o investimento dos meus pais, professores e amigos, mas nunca fui 100% realizado profissionalmente. Escolher uma profissão aos 17 anos para seguir para o resto da vida é algo cruel a qualquer pessoa. Mais cruel ainda é você se permitir a isso pelo resto da vida sem fazer nada para mudar.

 

Modestia à parte, sempre fiz muito bem o que me propus a fazer na minha profissão, mas ainda me sentia incompleto. Era como satisfazer as pessoas sem satisfazer a mim mesmo. Tive a oportunidade de ingressar em cursos de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado, mas no fundo eu não queria nada disso.

 

Em 2011, dei início à minha saga pelo mundo. Juntei minhas economias de um ano trabalho e fiz aos 26 anos minha primeira viagem para fora do país. Um mochilão sozinho pela Europa, por 34 dias. Vi-me entre a cruz e a espada, pois faria essa viagem com dois amigos e na última hora os dois desistiram. Falei para mim mesmo: "Ou vai ou racha!". E, no dia 30/06/2011, embarquei para o velho continente para viver alguns dos melhores dias da minha vida.

 

No dia quatro de julho, ao colocar os pés em casa, minha então namorada terminou nosso relacionamento de pouco mais de dois anos. Foi então que resolvi repaginar minha vida e priorizar minhas vontades em detrimento das dos outros.

 

Mais algumas viagens foram feitas nesse periodo, até que resolvi largar minha vida de trabalhar 15 horas diárias em hospitais para morar na Europa. No dia 01/06/2013, mudei-me para Dublin, na Irlanda, e aí fui amadurecendo a idéia deste site, do projeto de ter um albergue na Europa e de prestar serviços voluntários como enfermeiro pelo mundo. 

 

Temporariamente, estou trabalhando como cuidador em uma empresa de Home Care, fazendo atendimento domiciliar a pacientes com quaisquer tipos de demandas e é daí que tiro a renda para sustentar minha vida nômade. Em breve, como enfermeiro na Irlanda,  muitas portas se abrirão, pois além de salários tentadores, será mais fácil trabalhar em outros países.

CONHEÇA MINHA HISTÓRIA

PERGUNTAS QUE AS PESSOAS MAIS ME FAZEM

Ainda não falo as várias línguas que desejei quando criança, mas me comunico razoavelmente bem em português, inglês, espanhol, francês e estou aprendendo aos poucos alemão. Ainda quero aprender italiano, alguma lingua eslava e outras mais que eu conseguir memorizar. Já realizei vários dos meus sonhos de viagem, mas confesso que me tornei um viajante compulsivo e a cada novo destino e nova pessoa que conheço, vejo que de fato sou uma gota no meio do oceano e que ainda tenho muitas milhas a percorrer, muito para viver e para aprender.

REFLEXÕES DE UM VIAJANTE

PROJETO DE VIAGEM

PALAVRAS MOTIVACIONAIS

“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amyr Klink

NÃO TENHA MEDO DE DAR UM OI!!

Quer conversar? Será um prazer conhecê-lo e ouvir o que tem a dizer. Acesse a página Fale Comigo e deixe sua mensagem que entrarei em contato o mais breve possível. 

Você pode conhecer minha Bucket List aqui, mas adianto que dentre as várias trips que ainda quero fazer, gostaria de morar na África e na Ásia por uns dois a três meses, pelo menos, fazendo serviços voluntários ou realizando alguns dos outros sonhos que tenho.

Leias as perguntas e respostas aqui.

Rafa Souza

Redes Sociais

Receba as Newletters

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

bottom of page