top of page

Visitantes

  • Wix Facebook page
  • Ícone do App Instagram
  • YouTube clássico

Belfast: meu primeiro casamento fora do Brasil

Ao contrário do que o título desse post sugere, não, eu nunca me casei nem dentro nem fora da Irlanda, hehe.

Algum tempo atrás, comecei o planejamento de uma viagem de uma dia a Belfast, capital da Irlanda do Norte. Meus amigos brazucas Jeferson e Cláudia iriam se casar e a idéia seria ir lá fazer parte desse momento único na vida deles e também aproveitar um pouco o dia fazendo turismo na cidade.

Eu fui a Belfast pela primeira vez em 2013, assim que cheguei à Irlanda. Paguei por um daqueles passeios de um dia com uma empresa que o leva aos principais pontos turísticos de forma muito rápida e, de Belfast mesmo, só vi o centro da cidade, pois o restante da viagem foi destinado a outros locais mais próximos ao litoral.

A viagem

A viagem inteira foi uma tremenda comédia.

Para saber como nos deslocamos de Dublin a Belfast, veja o artigo publicado sobre esse assunto aqui.

No meio da viagem, resolvemos fazer uma parada em um posto de gasolina para usarmos banheiro e tomarmos um café.

Eis aqui a primeira comédia do passeio. Eu estava segurando para fazer o 2 desde Dublin e não dava mais para segurar. Tive uma dor de barriga no meio do caminho e aquele posto caiu do céu.

Enquanto a Carla fumava, Maroni e Felipe compravam um café, fui ao banheiro resolver meu problema.

Ele era limpo, mas pequeno, com apenas duas cabines. E vale ressaltar que sempre tive um enorme problema para usar banheiros públicos (por timidez ou não, eu sempre travei!)

Não pensei duas vezes, sentei no vaso e fiz acontecer, por que a necessidade era maior. Eis que na hora de me limpar, não tinha papel higiênico. Puta merda, pensei! Não deu outra. Levantei e com as calças abaixadas saí andando igual a um pinguim rumo à outra cabine e, graças a Deus lá tinha um resto de papel, que era suficiente para mim, mas que também acabaria.

Nesse meio tempo, eis que um rapaz entrou na cabine ao lado e parecia estar mais afoito que eu para dar aquela aliviada. O homem sentou e já começou a produzir sons um tanto altos, quando me deu uma crise de riso sem fim.

Saí da cabine, lavei as mãos e tive que me conter lá fora, pensando como o rapaz faria para se limpar...

Depois de me acalmar, fiz uma boquinha e seguimos viagem novamente. Demo-nos conta de que estávamos atrasados para o casamento, que estava marcado para às 12h.

Ao chegar a Belfast, ficamos rodando desnorteados, pois não tínhamos o endereço correto da prefeitura (local do casamento), não encontrávamos local para estacionar, etc.

Com muito custo, estacionamos o carro dentro da prefeitura (ficamos sabendo que por fazer parte do casamento, poderíamos estacionar lá) e corremos para achar a capela onde estariam a juiza, o casal e seus convidados.

Não tive tempo nem de trocar os sapatos e arrumar minha roupa, pois eu seria um dos fotógrafos do evento e não poderia me atrasar.

Ao entrar no saguão principal, que estava cheio de gente, fomos orientados por um segurança a seguir um corredor, para onde ficavam as capelas. Após atravessar algumas portas, vimos esse papel aí embaixo.

O casamento

O Jeff e a Cláudia se casaram no civil, na Prefeitura de Belfast, que fica no centro da cidade, mais precisamente na Praça Sul Donegal (Donegal Square South).

Bem, chegamos à capela onde o casório já havia sido iniciado. Num rompante de eurofia pelo atraso, abrimos a porta e chegamos fazendo barulho, o que fez TODOS pararem e olharem para nós pedindo silêncio.

Ok, fizemos silêncio. De imediato, peguei minha câmera para começar a tirar umas fotos. A Karoline, nossa amiga polonesa, e seu noivo brasileiro Aryel, já estavam fazendo os primeiros registros.

Nada da minha máquina tirar fotos até que numa fração de segundo me dei conta que o cartão de memória tinha ficado no meu computador. De imediato soltei um "Porra, esqueci a merda do cartão de memória". E todos novamente pararam e olharam para mim rindo e pedindo silênio, haha.

Em meio a uma crise de riso da Carla, assistimos a breve cerimônia, quando a juiza fez uma pausa para fotos e em seguida um encerramento congratulando o casal e familiares.

Foi legal, por que pela primeira vez fui um intérprete oficial, hahaha. Fui pego de surpresa e traduzi a fala dela para a platéia (Não deu um minuto de tabalho, haha).

Durante a pausa para fotos, peguei o cartão de memória da máquina do Jeff e coloquei na minha. Agora sim estava pronto para clicar o casal.

Infelizmente, os horários de uso das dependências da prefeitura são cronometrados. Caso você case por lá, já sabe que terá que otimizar seu tempo e aproveitar ao máximo para tirar suas fotos e ter sua recordação.

Pós-cerimônia

Saímos da capela onde a cerimônia foi feita e seguimos para o saguão principal da prefeitura. Recomendo demais uma visita por lá, pois o lugar é lindo.

Fizemos mais algumas fotos nos jardins, jogamos um pouco de conversa fora e então seguimos para o restaurante Cutters Wharf, onde teríamos um almoço.

Após a refeição, fizemos um bota fora em um bar no Quarteirão Comercial (Commercial Court) e depois seguimos para a casa que o Jeff e a Cláudia alugaram em Belfast. Confiram detalhes dessa after party nos próximos artigos.

Dicas & Observações

O posto de gasolina que paramos na estrada para Belfast já estava em solo norte irlandês, mas aceitava Euros em suas transações.

Durante a vigem toda, só utilizei meu cartão do banco irlandês, não precisando em momento algum manusear ou sacar libras esterlinas para me manter por lá.

Mais fotos

Essa foto foi em uma das entradas da Prefeitura.

Essa aí foi no jardim da Prefeitura, onde há um obelisco com algumas estátuas.

Essa foi em um corredor que liga o prédio da Prefeitura ao jardim.

Saída da capela onde aconteceu a celebração do casamento.

Pelos corredores da Prefeitura...

... e uma foto para encerrar no hall principal (isso é o que acontece quando você dá a máquina para um transeunte tirar uma foto para você =).

Redes Sociais

Receba as Newletters

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

bottom of page