top of page

Visitantes

  • Wix Facebook page
  • Ícone do App Instagram
  • YouTube clássico

Dublin a Belfast: aluguel de carro e logística da viagem

No fim de semana passado, viajei para Belfast, na Irlanda do Norte, para celebrar o casamento dos amigos Jeferson e Cláudia.

Estava em um grupo de pessoas, que por fim decidiu alugar um carro. Mas, antes de falar sobre esse aluguel, vamos considerar as opções que tínha em mãos:

1 - Ônibus

A viagem de ônibus seria feita pela Air Coach e custa entre ¢10,00 e ¢13,00 por trecho e entre ¢20,00 a ¢22,00 ida e volta, por pessoa. O tempo de viagem seria algo em torno de 2h20 e lá em Belfast, desceríamos na Rua Glengall, local que fica a menos de 10 minutos andando da prefeitura, local onde seria celebrado o casamento.

2 - Trem

Um trem saindo da estação Connolly até Belfast leva em torno de 2h10 a 2h50 de viagem, custando no momento ¢24,99 por trecho. Visite Irish Rail e confira. Em Belfast, desceríamos na estação central, que fica a cerca de 15 minutos da prefeitura.

3 - Avião

Essa opção ficou fora de cogitação. Os voos estavam muito caros e o transtorno com deslocamento entre aeroportos faria a viagem sair mais cara do que o necessário.

4 - Carro

O Jeferson e a Cláudia fariam a viagem de forma independente de mim, pois eles estão com as famílias aqui e tinham uma programação à parte.

Meu grupo tinha entre quatro e seis pessoas. O número dependeria de um casal que ainda não havia se decidido sobre ir com a gente ou não.

Ainda, tínhamos que considerar o fato de termos que nos deslocar dentro da cidade para fazer os passeios que se fizessem necessários. Na ausência do carro, tudo seria feito de taxi, em Libras Esterlinas (£££££!!)

Por fim, juntou a indecisão deles e a nossa necessidade de definir a logística da viagem, alugamos um carro para quatro pessoas.

Inicialmente, o aluguel do veículo custou ¢32,72 para quatro pessoas, apesar de sabermos que teríamos custo adicional com seguro, combustível e GPS.

A decisão

Após algumas pesquisas, escolhemos a empresa Budget, que nos permitiria retirar o carro às 9am do sábado e devolver no mesmo horário do domingo.

Dados do Carro

Modelo: Renault Captur

Ano: 2015

Eco friendly

4 portas

Cor: preto

Direção hidráulica

Sistema de som embutido no painel

Combustível: diesel

O custo inicial do veículo foi e ¢32,72, feito pela internet. O restante das despesas só me foi falado na agência, como descrito a seguir:

Combustível

O veículo é entregue ao cliente com tanque de combustível cheio. Se o cliente não o devolver no mesmo estado, o valor de ¢107,27 é debitado do cartão usado para efetuar o alugel.

Seguro

O carro precisa obrigatoriamente ter um seguro. Para tal, o cliente pode optar por ter o valor de ¢1350,00 bloqueado na conta para caso de sinistro - se não houver acidente, o valor é devolvido. Outra opção para não bloquear valor nenhum no cartão é pagar uma taxa de ¢21,95 para segurar apenas o veículo ou de ¢30,25 para segurar o veículo e os passageiros - esse valor não é devolvido.

Ainda, esse valor do seguro é cobrado por dia. No meu caso, como só fiquei com o carro por um dia, o valor final não foi alto.

GPS

No caso do cliente querer um aparelho de GPS, o valor cobrado é feito por diárias, ou seja, ¢15,00 por dia.

No nosso caso, foi-nos dado um Garmin, exatamente igual ao meu, o que facilitou o manuseio.

Pedágios

Na estrada de Dublin a Belfast, há um pedágio que você passará na ida e na volta. Ele custa ¢1,90, o que acrescenta ¢3,80 na despesa da sua viagem.

Custo final

Valor do alugel: ¢32,72

Seguro: 30,25

GPS: ¢15,00

Combustível: ¢32,75 (25,81l)

Pedágios: ¢3,80

Total: ¢114,55

Valor individual: ¢28,64

Ao fim da viagem, havíamos gastado pouco mais de meio tanque de combustível (25,81 litros) para dirigirmos em torno de 400km (não chequei o odômetro do carro).

A distância entre Dublin e Belfast é em torno de 160 a 170km e lá na cidade, nós nos deslocamos entre a prefeitura, bares, castelos, casa e outros locais.

Logística da viagem

Bom, tecnicamente eu não posso mais dirigir na Irlanda (desde junho de 2014), pois, por estar aqui há mais de um ano, minha carteira de motorista do Brasil perdeu a validade. No entanto, nenhum dos outros três passageiros dirigem, apesar de terem carteira.

Então, o que fizemos foi alugar o carro no nome do Felipe e eu assumir o volante após tirá-lo da locadora. E o tivemos pelas próximas 24 horas sem problema algum.

Retiramos o veículo às 9am de sábado e devolvemos no mesmo horário do domingo.

A viagem de uma cidade à outra dura cerca de 2 horas e é tudo muito bem sinalizado.

Você vai pegar a rodovia M50 para sair de Dublin e depois tomar a M1, que segue rumo a Belfast, passando por Swords, Drogheda, Dundalk e, já no Reino Unido, por Newry e Dromore, até chegar a Belfast.

Dicas

1 - Essa é a segunda vez que alugo um carro na Irlanda (na primeira, eu também não poderia dirigir) e não tenho problemas. Não há fiscalização nas rodovias e, mesmo que tivesse, você será simplesmente perguntado sobre o tempo que está no país. Nada mais! Se falar que tem menos de um ano, bem. Se fala que tem mais, não vai poder dirigir =)) E cá para nós, eles nem conferem se você tem um ano ou mais.

2 - Sempre abasteça o carro antes de devolvê-lo à locadora. Como vocês viram, se a locadora tomar o depósito de combustível, ela estará faturando cerca de ¢60,00 a ¢70,00 em cima de você.

3 - Definitivamente, os ¢28,64 pagos por cada um de nós para ter um carro disponível por 24h vale muito mais do que a viagem de ônibus ou trem. Tanto de trem quanto de avião, o custo das passagens teria sido mais alto que o valor final pago pelo carro. E, quanto o ônibus, a ecaomia seria mínima e ainda teríamos que pagar taxi para deslocar dentro da cidade. Como costumo falar, tem economia que é muito porca e o dará prejuizo a longo prazo. Então, alugue um carro sempre e divida com mais pessoas.

4 - A estrada entre Dublin e Belfast é muito boa. Consegui colocar 180km/h no carro na maior parte da viagem, para você ter noção. Só espero que eu não tenha passado por radares, ha ha.

-----

Leia mais

Confira ainda no post Aluguel de Carro na Irlanda, algumas dicas e curiosidades por trás do seu aluguel, ou no post Viagem de carro de 2 dias pela Irlanda saindo de Dublin, como foi a minha primeira experiência dirigindo pelo país.

Redes Sociais

Receba as Newletters

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

bottom of page