top of page

Visitantes

  • Wix Facebook page
  • Ícone do App Instagram
  • YouTube clássico

Blue Lagoon: piscinas de águas termais na Islândia


A Blue Lagoon, ou Lagoa Azul em português, é um complexo de águas termais construído em 1992 em uma área vulcânica na Península de Reykjanes (sudoeste do país), na cidade de Grindavík, que fica a 20km do aeroporto Internacional Keflavik e a 39km da capital Reykjavik

As águas surgem de camadas a 2000 metros abaixo da superfície, sob uma combinação de água doce e água salgada a elevadas temperaturas, que são drenadas para uma usina geotérmica, que produz energia elétrica para as comunidades e cidades vizinhas.

Após ser utilizada para movimentas as turbinas da usina, a água é drenada para as piscinas do Blue Lagoon, onde é renovada a cada 40 horas.

No seu caminho à superfície da terra, a água é banhada por minerais, como silica e enxofre, antes de se esfriar a 38ºC, que são perfeitos para um banho relaxante e revigorador.

Por que a água é azul?

As águas termais tem uma composição única de sílica, minerais e algas. A cor azul vem da sílica e do jeito que ela reflete a luz do sol. Durante o verão, é possível ver ainda um tom de verde, que é o resultado do crescimento de algas, que se multiplicam mais rápido quando expostas à luz do sol.

No entanto, por incrível que pareça, a água é sempre branca. Se você a colocar em um recipiente transparente, verá que ela é branca como leite.

O que fazer lá?

O complexo Blue Lagoon conta com uma infra-estrutura completa para turistas e locais se deleitarem com tratamentos de beleza, hotelaria, bares e um perfeito clube de lazer. Veja a seguir alguns dos seus serviços:

SPA

  • Máscara de lama;

  • Sauna seca e à vapor;

  • Cascata;

  • Área de relaxamento;

Lounge Exclusivo

  • Lounge para no máximo 12 pessoas;

  • 6 cabines de banho para 1-2 pessoas cada uma;

  • Lareira;

  • Toalhas, roupão e chinelos;

  • Kit com 8 produtos para cuidados da pele;

A taxa admissional é de ¢300,00 por lounge, para no mínimo 3 horas. A hora adicional custa ¢80,00.

Massagem na água

Uma experiência para o corpo e para a alma, uma massagem nas águas das lagoa com óleos essenciais e ingredientes ativos tem o custo de ¢60,00 por 30 minutos e de ¢95,00 por uma hora.

Uma massagem com lama de sílica para reduzir o estresse e a tensão, além de esfoliar e limpar a pele tem o custo de ¢70,00 por 30 minutos e de ¢110,00 por uma hora.

Há ainda tratamento detox para pernas e pés. Você terá sal marinho esfregado na sua pele e depois a terá coberta com minerais. O tratamento por ma hora custa ¢110,00.

Veja aqui mais alguns tratamento alternativos aos quais você terá acesso.

Tratamentos de beleza

O clube ainda oferece tratamentos faciais, para cílios e sobrancelhas, depilação com cera, manicure, pedicure e muito mais. Confira aqui a lista completa com tempos de duração e preços.

Eventos

Para shows, casamentos, festas e recepções, conferências e reuniões, o Blue Lagoon oferece toda uma infra-estrutura de ponta, contando com o Restaurante Lava (500 pessoas sentadas e 1000 em pé), sala de reuniões (para 90 pessoas) e muito mais.

Tour guiado

Para aqueles mais curiosos e interessados em saber a história do Blue Lagoon, há um tour guiado que dura em torno de 40 minutos e que o levará nas partes internas e externas do complexo.

Lá, você aprenderá sobre as erupções vulcânicas) que originaram a paisagem local 800 anos atrás, como a lagoa foi construída, etc. Terá ainda incluído na sua visita alguns canapés oferecido pelo Restaurante Lava e um brinde tipicamente islandês. O tour tem o custo de ¢15,00. Saiba mais aqui.

Comidas & Bebidas

O complexo Blue Lagoon conta com um restaurante, café, um bar molhado (foto acima), dispondo de menus para almoço e janta, além de bebidas e coquetéis.

Curiosidades

  • Há 6 milhões de litros de água na Lagoa Azul;

  • A água é trocada a cada 40 horas;

  • A temperatura da água é mantida entre 36 e 40ºC por todo o ano;

  • A lago tem majoritariamente entre 0,8 e 1,2 metros de profundidade. O ponto mais fundo tem 1,6 metros de profundidade;

Crianças são muito bem vindas no parque aquático. Para a segurança delas e de todos os demais, há um guarda-vidas a postos para quaisquer emergências(foto acima).

Vale a pena lembrar

  • Não é possível enxergar nada debaixo da água da lagoa. Então, óculos e câmeras são desnecessários;

  • Como a água da lagoa é quente, corre-se o risco de desidratação caso você fique muito tempo dentro dela. Hidrate-se!

  • Seu cabelo não será danificado pela água, mas pode ficar ressacado. Use bastante condicionador antes e após entrar na água;

  • Em função da temperatura da água e de seus componentes, jóias e bijuterias podem ser danificadas. Evite-as.

Pacotes admissionais

Standard

Entrada no Blue Lagoon

Comfort

Standard +

1 drink de sua escolha

Pacote teste de tratamento de pele

Premium

Comfort +

Uso de roupão

Uso de chinelos

Mesa reservada no Restaurante Lava

Mesa para drink reservada no Restaurante Lava

Luxury

Premium +

Entrada no Lounge Exclusivo

Preços admissionais

Verão (1 jun a 31 ago)

Standard: ¢45,00

Comfort: ¢60,00

Premium: ¢75,00

Luxury: ¢165,00

Inverno (1 set a 31 mai)

Standard: ¢35,00

Comfort: ¢50,00

Premium: ¢65,00

Luxury: ¢165,00

Preços diferenciados para adolescentes, crianças e portadores de necessidades especiais. Veja a tabela completa de preços aqui.

Minha experiência

Após conhecer o Rihards, um rapaz da letônia que também estava na Islândia à passeio, alugamos um carro e iniciamos nosso tour pelo Blue Lagoon.

Fomos totalmente despreparados para lá, sem toalhas, roupa de banho etc. Mas tínhamos ao menos uma bermuda que daria para entrar na água.

Ao chegarmos na área do complexo, já avistamos várias rochas vulcânicas, e um pequeno córrego ainda do lado de fora, porém com aquela água azulada que era de se esperar, o que já me fez ficar empolgado com a experiência.

Ao entrar nas dependências do complexo, há uma loja de conveniência, onde comprei meu único suvenir do país, um gorro.

À admissão, optamos por não pagar pelas toalhas e roupão, pois era tudo muito caro para nosso orçamento da época.

Trocamos de roupa no vestiário e já fomos direto para a água. A temperatura ambiente era de algo em torno de zero grau e da água de 40ºC. Um contraste alucinante que nos fazia querer ficar dentro da água o tempo todo.

Quando saíamos, tínhamos logo que ir correndo para dentro dos vestiários por causa do frio.

Atacando de fotógrafo

Enquanto tirava minhas fotos, fui abordado por uma gentil senhora escocesa que achou que eu era um fotógrafo profissional, talvez por causa da minha câmera e das várias fotos que tirei.

Ela me perguntou quanto eu cobrava para fazer uma sessão de fotos dela e o marido no Blue Lagoon.

Ao mesmo tempo que fiquei envaidecido com a surpresa, tive aquela sensação de lamentação, por que naquela época eu nem sabia tirar fotos como tiro hoje em dia.

De qualquer forma, praticamente fiz um book deles ha ha. O grande problema é que eles não eram adeptos à era da informática e não tinham e-mail, redes sociais ou nada que facilitasse o envio das fotos. Deram-me apenas o endereço da casa deles, para que eu imprimisse e enviasse.

Bom, dois anos se passaram, estou cá a escrever esse post e nunca enviei as fotos, tampouco as imprimi. Deus queira que eles estejam vivos (deviam ter lá seus 80 anos), por que realmente pretendo enviar em breve. Acho que será uma surpresa imensa para eles.

Dicas

1 - O complexo Blue Lagoon é muito bonito e atraente, mas honestamente, se você não tiver dinheiro para usufruir de algum tratamento de pele ou massagem, tomar uns drinks ou comer alguma coisa nos bares, seu passeio vai ser um pouco vazio, pois após alguns minutos dentro daquela água quente é como se você estivesse cozinhando por dentro.

Eu particularmente, não tenho muita tolerância a ficar dentro de jacuzzi por muito tempo. Acho que a Lagoa Azul não é muito diferente.

2 - Leve sua prória toalha, calçados e roupão. Assim você já economiza alguns euricos (ou melhor, coroas) no seu passeio.

3 - Como quase todos os outros programas turísticos saindo de Reykjavik, sugiro alugar um carro e ir ao Blue Lagoon, pois vai sair mais barato do que pagar por um passeio guiado.

Aviso importante!

A Lagoa Azul ficará fechada para manutenção entre 5 e 21 de janeiro de 2016. As obras continuarão até 2017 para a construção de um luxuoso hotel.

Redes Sociais

Receba as Newletters

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

bottom of page