Óbidos foi outra cidade que estava no meu caminho e acabei parando por sugestão de locais. Ao sair de Fátima, eu teria uma próxima hospedagem em Sintra e o objetivo era ir a Cascais antes de chegar a Lisboa novamente.
No entanto, saímos de Fátima no dia 22 de abril cedo e passamos por Batalha e Nazaré antes de chegar a Óbidos.
A cidade
Óbidos é uma vila portuguesa do distrito de Leiria, com 2200 habitantes.
Seu nome vem do termo latino ópido, que significa cidade fortificada ou cidadela, característica que marca a vila.
Óbidos fez parte dos dotes de inúmeras rainhas de Portugal, motivo que a fez ficar conhecida como Cidade do Presente de Casamento.
A cidade tem seu romantismo também atrelado às ruas de pedras e suas casas coloridas cobertas com gerânios e buganviles. Portas e janelas com estilos góticos, igrejas brancas, vasos de flores e azulejos deslumbrantes são todos cercados pelas muralhas de um castelo do século XII, o Castelo de Óbidos, uma das Sete Maravilhas de Portugal.
O castelo funciona atualmente como uma pousada, que você pode conhecer aqui.
O acesso à cidade é feito por um portão conhecido como Porta da Vila, e possui em sua parede um revestimento de azulejos azuis e brancos, cujos desenhos tem como temática a paixão de Cristo. Além disso, geralmente há um artista de rua (músicos, em geral) que dão um fundo musical para o cenário de cinema que você irá encontrar.
A principal rua (Rua Direita) da cidade o leva da Porta da Vila à principal praça (Praça de Santa Maria). Lá você encontrará uma linda fonte, o Museu da Cidade e a Igreja Santa Maria (matriz da cidade). Ali perto, tem ainda a Igreja da Misericórdia e várias lojinhas.
Para quem quiser uma visão panorâmica da cidade, vale a pena subir nas muralhas e fazer uma caminhada por seus dois quilômetros, que garantirão vistas maravilhosas das obras medievais e do aqueduto que levava água para a cidade.
Ginja
Não deixe de experimentar a ginja, um tipo de cereja local, que é usada para fazer licores. Em Óbidos, os licores são vendidos de diversas formas e geralmente servidos em copinhos feitos de chocolate.
XIII Festival Internacional de Chocolate
Entre os dias 16 de abril e 3 de maio, estava acontecendo em Óbidos o 13º Festival Internacional de Chocolate. Foram utilizadas 3,5 toneladas de chocolate para construir esculturas em tamanhos gigantes. Ainda, mais de 2 mil a 2500 toneladas foram utilizadas em concursos, aulas de chocolateria, produtos para venda, entre outros.
Esculpidas em Dezembro, as esculturas ocupavam os pisos do Museu Abílio e tem como tema para 2015 o amor.
O preço de entrada era de ¢5,00 às quintas e sextas-feiras, ¢7,00 aos sábados e feriados e ¢8,00 aos domingos. As crianças pagavam ¢3,00 às quintas e sextas-feiras e ¢5,00 aos sábados e domingos.
Infelizmente, como o fesitval aconteceu de quinta-feita a domingo e eu estive em Óbidos em uma quarta-feira, não consegui visitar o museu e ver as grandes esculturas.
No entanto, fica como dica para quem estiver por lá no ano que vem.
Comércio
O comércio de Óbidos se espalha pelas várias lojinhas de produtos artesanais, obras em azulejos portuguees, restaurantes e muito mais.
A rua principal me lembrou um pouco do comércio de Zadar, na Croácia, por causa e suas rua estreita, tipo de calçamento e um ambiente bastante aconchegante e turístico.
Como chegar
De carro
Pegue a estrada A8 no sentido Leiria e deixe-a na saída 15. De longe já é possível ver as muralhas de Óbidos no alto de uma colina.
De ônibus
Para quem optar pelo transporte público, esta é a melhor maneira de chegar lá, pois eles param bem pertinho da Porta da Vila. A partir de Lisboa os ônibus saem da estação do Campo Grande (linha verde do metrô). O valor da passagem é de € 7,55 e a empresa que faz o trajeto é a Rodotejo.
De trem
Esta é a pior opção para se chegar a Óbidos, pois a estação fica distante de cidade.