O mercado La Boqueria, em Barcelona, é sem sombra de dúvida um dos cartões postais da cidade e obviamente um dos locais que você não pode deixar de visitar na cidade.
Ele fica localizado na principal rua da região Las Ramblas e tem um entrada modesta que desemboca em um grande mercado de frutos do mar, doces, frutas, carnes, etc.
História
Originalmente, surgiu no século XI como um mercado à céu aberto em frente a um dos portões da cidade velha (Pla de La Boqueria), onde comerciantes de frutas e vegetais de comércios locais e fazendas vendiam seus produtos.
Naquela época, o espaço era muito pequeno para comportar o mercado como ele é hoje, por isso foi necessário expandi-lo para fora das muralhas da cidade velha.
Nos anos de 1700 a 1900, com o crescimento do mercado, os comerciantes locais foram impedidos de vender seus produtos lá, o que aumentou a concorrência por um lugar ao sol. Os dois mercados mais próximos se fundiram, formando então La Rambla de Sant Josep.
Peixarias, açougues e lojas de pássaros foram construídos no novo espaço, formando ruas ao lado do convento e da Virreina. Em 1826, o Marquês de Campo Sagrado passou pela primeira vez a regular as atividades do bem sucedido mercado La Boqueria.
O novo mercado à céu aberto foi então inaugurado em 1827, sendo transferido posteriormente, em 1840, para o local onde ficava o convento de Sant Josep e o das Carmelitas, que foram demolidos.
Em 1914, o mercado foi reinaugurado com um teto de metal. A partir de então, ele começou a modernizar e melhorar cada vez mais, até chegar no que é hoje, um ponto de visitação obrigatória para turistas que vão à Barcelona.
Além de várias premiações internacionais, o mercado possui desde 2003 aulas diárias de culinária para jovens e adultos.
O que comer?
Uma das opções do mercado são as saladas de frutas por ¢2,00. Kiwi, mamão, melancia, manga, entre outros. As frutas são frescas e sempre uma boa pedida para o verão espanhol.
Mais frutas
Se você quiser fazer compras para levar para sua casa, hotél, albergue ou afins, os frutos do mar são a maioria no mercado, como o bacalhau...
... o polvo,
lagostas e camarões,
lulas e peixes,
ostras,
mais camarões e caranguejos.
Mas nem só de frutos do mar vive o homem. Por isso, você também encontrará lojas de carnes,
pizzas,
Se sua idéia é encontrar um restaurante por lá, há algumas opções, em sua maioria vendendo pratos que tem como ingrediente principal os frutos do mar.
Há ainda petiscos de azeitonas com mexilhões, salmão e queijo...
e de sobremesa chocolates,
Mas se você quiser tomar um suco natural e comer uns salgados, também há essa opção para você.
Há ótimas opções de empanadas e salgados parecidos com os nossos brasileiros...
ou se preferir, pode escolher porções de burritos
ou tapas.
E aí, gostou do mercado? Como já falei, ele é parada obrigatória para você, que está indo a Barcelona. Divirta-se!