top of page

Visitantes

  • Wix Facebook page
  • Ícone do App Instagram
  • YouTube clássico

Ourém, Portugal

Minha ida a Ourém foi resultado de um erro de percurso. Tinha acabado de chegar em Portugal e, após dirigir de Lisboa a Fátima, estava à procura do hotel no qual me hospedaria na cidade, mas o GPS do carro por várias vezes me fez dar voltas pela cidade, até em que um dado momento me levou para um lugar bem distante, tipo interiorzão mesmo.


Obviamente, estávamos um tanto longe do hotel e os locais não faziam a menor idéia de onde ele ficava. Aproveitando que estávamos ali, naquela praça com uma igreja, algumas poucas casas, quase nunhum movimento, perguntamos a dois rapazes se havia algum castelo por ali. E não é que tinha um?


Com isso, fomos direto ao Castelo e arredores para começar nosso turismo em Portugal.

Conhecendo Ourém

A cidade pertence ao distrito de Santarém e tem pouco menos de 13 mil habitantes. Seu nome era Abdegas até o século XII e foi mudado posteriormente pela forma latina Aurem


É uma cidade próspera, antiga por seu castelo e moderna por suas ruas extensas, e possui 13 bairros (freguesias), dentre os quais o Nossa Senhora da Piedade, onde está o castelo de Ourém (ou Paço dos Condes de Ourém), que é a região daquele pequeno interior que falei lá em cima.

Castelo de Ourém

O castelo está no topo de uma colina, a 330 metros acima do nível do mar. Ele possui duas torres conhecidas como Torre de D. Mécia e Torre de Santiago, uma estátua de Nuno Alves Pereira (maior guerreiro e militar português) ao centro.

Não se sabe ao certo o ano de sua construção, apesar de ter sido por volta do século XII por D. Afonso Henriques, elevado sobre uma fortificação muçulmana. Foi remodelado no século XV pelos Condes de Ourém e seriamente danificado pelo terremoto de 1755 e após as invasões francesas de 1810.


Classificado como Monumento Nacional, ele foi posteriormente restaurado pela Fundação Casa de Bragança.

Nos arredores dele, ainda há o Paço dos Condes, a antiga residência oficial de D. Afonso, a Igreja Colegiada, onde fica uma cripta com seu túmulo. Eu não cheguei a visitar esses lugares, pois me dei por satisfeito só com o castelo. Mas fica de sugestão para quem quiser ir.

Como chegar

Para quem estiver dirigindo, há ruas que levam ao topo do castelo e um estacionamento bem ao lado dele, ou seja, você não vai precisar subir aquela colina toda à pé.


Basta digitar Ourém no GPS do seu carro e quando se aproximar da cidade, verá o castelo bem no topo da colina. Não tem erro!

Opinião

Bom, se seu sonho é conhecer um castelo e não faz muita questão de que ele seja o de Ourém, e não planeja ir a Ourém a não ser pelo castelo, diria para não ir lá.


O Castelo de Ourém tem sua história e singularidade, mas há outros em Portugal muito maiores e mais bonitos. A diferença é que a maioria deles possuem taxa de admissão que estão em torno de ¢15,00 e o de Ourém foi gratuito para andar no pátio e seu entorno.


Ainda, uma ida de Fátima a Ourém tem seu custo, apesar de não ser muito longe. E você, como mochileiro low cost que é, não vai querer gastar um eurico que pode ser revertido para algo melhor, certo?

Redes Sociais

Receba as Newletters

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

bottom of page