Ainda na série de posts sobre Portugal, segue abaixo um resumão sobre o transporte público de Lisboa e dicas de como gastar menos e aproveitar mais a cidade.
O sistema de transporte por lá é gerenciado por diferentes companhias, como a Carris, Metro, CP, Transtejo, Softlusa, Fertagus e Metro Sul do Tejo, as quais operam independentemente suas condições comerciais.
Vamos lá!
Metropolitano de Lisboa
Este é o sistema metroviário, que é constituido por quatro linhas: Gaivota (azul), Girassol (amarela), Caravela (verde) e Oriente (vermelha).
Veja na figura abaixo a distribuição e por onde elas passam:
Elétricos
Gerenciados pela Carris, estes são os bondinhos, antigos mas que dão um charme a mais à capital portuguesa.
Os elétricos contam atualmente com cinco linhas e 57 veículos para levá-lo a diversos cantos da capital portuguesa.
Transporte rodoviário
Assim como os Elétricos, os ônibus (autocarros) são gerenciados pela Carris e possuem parada obrigatória no Terminal Rodoviário de Lisboa, um dos mais importantes do país, de onde partem e chegam todos os dias dezenas de ônibus com os mais variados destinos nacionais e internacionais.
Transporte ferroviário
A CP Urbanos de Lisboa é a empresa responsável por gerenciar o transporte ferroviário na Grande Lisboa. Há quatro linhas existentes, a Azambuja, Cascais, Sintra e a Sado, cada uma obviamente fazendo viagens para destinos diferentes.
Ascensores
Devido aos problemas com o relevo acidentado, a Carris também disponibiliza três Ascensores (conhecidos como funiculares em outros países), o da Glória, o da Bica e o do Lavra. Eles são operados de segunda a domingo, porém cada um com seu horário de funcionamento. Conheça os horários aqui.
Bilhetes
O Metropolitano de Lisboa foi ampliado e saiu dos limites da cidade. Por isso, foram criadas zonas chamadas Coroas Urbanas. Lisboa está situada na Coroa L e dali em diante as zonas levamos omes de Coroa 1, Coroa 2, Coroa 3 e assim por diante.
Com isso, você precisa saber qual seu destino final, para saber a zona e assim comprar a passagem correpondente à zona certa (preços diferentes).
Para o pagamento das passagens, há várias formas, desde o pagamento direto à bordo do veículo ao uso de cartões pré-pagos, como o cartão 7 Colinas e o Viva Viagem.
O pagamento à bordo geralmente é feito dentro dos veículos, com tarifas cheias e é escolhido basicamente por usuários muito esporádicos, que não irão se beneficiar dos cartões pré-pagos.
7 Colinas e Viva Viagem
Esses dois dos cartões pré-pagos para se locomover em Lisboa, os mais escolhidos pelos turistas. Eles tem o custo de ¢0,50 (cada um) e podem ser carregados para o Carris, Metropolitano de Lisboa, Fertagus, CP, Transtejo e Softlusa.
Ambos são idênticos e dão descontos em elétricos (incluindo o Elétrico 28), metrôs, ônibus e o Elevador de Santa Justa. O passe tem validade de um ano e pode ser comprado nas estações de metrô e nos pontos de venda da Carris. Saiba mais sobre eles aqui.
Uma análise de gastos feita entre as principais atrações por três dias, custariam ¢37,00 com tarifas cheias. Porém, com três passes de 24h do 7 Colinas ou do Viva Viagem, mais passagens para Cascais e Sintra, custariam ¢25,00, o que mostra ser mais interessante adquirir esses passes.
Lisboa Card
O Lisboa Card é um cartão tipo os London Pass, Dublin Pass e outros mais mundo afora que dão descontos em museus e outras atrações turísticas, além de o permitir visitar outros mais e andar no transporte público gratuitamente, além dos trens para Cascais e Sintra.
Veja um pouco do que você terá de graça com o Lisboa Card:
Torre de Belém
Oceanário
Mosteiro dos Jerônimos
Mosteiro de Batalha
Mosteiro de Alcobaça
Palácio da Vila
Castelo de São Jorge
Museu do Oriente
E descontos em:
Freeport Outlet Alcochete: 10% de desconto
Cruzeiro no Tejo: 25% de desconto
Aerobus (transfer para o aeroporto): 43% de desconto
Veja a lista completa de atrações aqui.
O passe com validade de 72h custa ¢39,00 (recomendado), o de 48h custa ¢31,50 e o de 24h custa ¢18,50. Os valores para crianças são reduzidos. Confira aqui.
Uma vez adquirido online, você poderá retirar seu Lisboa card no aeroporto da cidade ou ainda no Foz Palace ou no Lisboa Welcome Center.
Mais algumas contas foram feitas e descobri que você gastaria em torno de ¢100,00 pagando por um número X de museus, monumentos e passeios, durante três dias. Com o Lisboa Card, você gastaria em torno de ¢60,00, sendo uns ¢21,00 para aqueles que oferecem apenas descontos, maia ¢39,00 para a aquisição do cartão.
Lisboa Card v. 7 Colinas ou Viva Viagem
Eu diria que quem já conhece Lisboa deve adquirir o 7 Colinas ou o Viva Viagem, pois não vai ter tanto interesse em revisitar monumentos e museus, e vai acabar utilizando apenas o transporte público.
No entanto, se é sua primeira vez na cidade, por que não incluir os benefícios da gratuidade de várias dessas atrações e adquirir o Lisboa Card?
Tarifas
O tafirário do transporte púbico vigente é o de 2014, que é basicamente o seguinte:
Bilhetes simples
Válidos só na Carris
Tarifa de bordo (ônibus): ¢1,80
Tarifa de bordo (elétrico): ¢2,85
Passes
Carris e Metro (7 Colinas ou Viva Viagem)
Viagem Carris/Metro: ¢1,40
Bilhete de 24h Rede: ¢6,00
Recarga de cartões (zapping)
Até ¢4,99: bônus 0
De ¢5,00 a ¢6,99: ¢0,15 de bônus
De ¢7,00 a ¢9,99: ¢0,35 de bônus
De ¢10,00 a ¢14,99: ¢0,75 de bônus
¢15,00: ¢1,15 de bônus.
Veja a tabela completa aqui.
Observações
Vale lembrar que o uso do transporte público sem um bilhete válido pode gerar multas de 100 a 150 vezes o valor do bilhte referente a sua viagem.
Só por curiosidade, há ainda mais um cartão que não mencionei, que é o Lisboa Viva, que serve apenas para residentes de Lisboa, não conferindo então nenhum desconto associado ao não europeu ou não residente de Lisboa. Saiba mais aqui.
Se preferir alugar um carro mesmo depois de ter lido esse post, leia esse aqui e fique por dentro de preços e de como fazê-lo.