top of page

Visitantes

  • Wix Facebook page
  • Ícone do App Instagram
  • YouTube clássico

Expedição Antártida: uma viagem que não é para qualquer mochila


Nós que viajamos para todos os cantos desse globo, raramente consideramos visitar o sétimo continente, a Antártida. Especialmente após conhecer o Polo Norte este ano, tenho pensado a respeito do Polo Sul e por isso resolvi estudar um pouco sobre esse local gélido, distante e pouco conhecido.

É impressionante, que a cada viagem, minha Bucket List só aumenta. É muita viagem para uma vida só, rsrs. Vejam um pouco do que descobri da Antártida.

Onde fica

Bem, a Antártida é o continente mais meridional do planeta, tendo como ponto mais próximo dos demais continentes, a Península Antártida, para onde a maioria das expedições marítimas são destinadas. Lá perto ainda tem as Ilhas Malvinas, que foram motivo de uma disputa recente entre Reino Unido e Argentina, local de onde partem algumas embarcações rumo à Antártida.

População

A Antártida não tem nenhuma civilização local, apenas grupos de pesquisadores e turistas que ficam entre idas e vindas para o continente. O número pode varias de 1000 pessoas durante o inverno a 4000 durante o verão, quando há a alta do turismo.

Escolha a melhor época para ir

A temporada turística na Antártida dura cinco meses, majoritariamente durante o verão do hemisfério sul (novembro a março). Em todos os outro períodos, estará extremamente frio e escuro.

O que ver por lá

Novembro

As calotas de gelo estão começando a derreter e se quebrar. Esta é a época de acasalamento de alguns pinguins e aves.

Dezembro e Janeiro

Os ovos de penguins chocam e os filhotes são nutridos por ali mesmo.

Fevereiro e Março

Os pinguins se desenvolvem e os adultos migram. Baleias podem ser vistas nessa época.

Espere um grande rombo no seu orçamento

Esse é um destino de viagem no qual o dinheiro é extremamente importante, a menos que você seja contratado para trabalhar muito em alguma expedição.

Você vai gastar por baixo USD5.000,00 e isso é só para as necessidades básicas, não necessariamente para as melhores acomodações e oportunidades.

  • Você pode viajar com alguém para diminuir custos de hospedagem;

  • Passagens aéreas (cruzeiros que apenas sobrevoam a Antártida) variam de preço conforme a boa ou má visibilidade do seu assento.

  • Se você não quiser viajar como turista, pode se candidatar a trabalhar em alguma expedição para a Antártida. No entanto, certamente precisará ter alguma habilidade específica, como saber cozinhar para um grande número de pessoas, conhecimento técnico, científico, entre outros.

Em um guia de viagens para a Antártica, encontrei que uma trip para lá custa por baixo USD6.000,00 para ficar em uma cabine dupla de um navio (triplas barateiam em 15 a 25%), somado ao custo das passagens aéreas, custos de deslocamento de ida e vinda ao ponto de embarque, o que por fim somam USD50.000,00 ou além.

Se você quiser pagar por um navio particular de menor porte para operar essa viagem, a negociação de preços se torna possível, mas você não deverá pagar menos que USD10.000,00 para uma viagem de 10 a 14 dias.

Decida como você quer viajar

A maioria dos visitantes viajam de navio. Cada estilo de viagem tem seus pontos positivos e negativos, mas nenhum deles vai fazê-lo enconomizar dinheiro. Então, sua escolha estará mais relacionada ao conforto e serviços oferecidos pela companhia em questão.

De onde partir

A maioria dos turistas da Antártida partem de Ushuaia e Terra do Fogo, na Argentina, Port Stanley nas Ilhas das Malvinas (Falkland) e alguns de Punta Arenas, no Chile, Buenos Aires ou Puerto Madryn, também na Argentina.

Há ainda viagens em alguns navios quebradores de gelo ou em helicópteros para turistas que visitam o Mar Weddell, a região do Mar Ross e o leste da Antártida. Essas viagens partem de locais como Bluff ou Lyttleton, na Nova Zelândia, Hobart ou Fremantle, na Austrália, ou Cidade do Cabo ou Porto Elizabeth, na África do Sul.

A melhor forma de encontrar opções de embarcação é verificar no website da Associação Internacional de Organizadores de Tour na Antártida (IAATO).

Considere a viagem aérea

Há várias companhias aéreas que voam para a Antártica, de Punta Arenas, no Chile, da Cidade do Cabo, na África do Sul, e de Qantas, na Áustrália.

Alguns voos apenas sobrevoam a Antártida e você pode vê-la do alto, enquanto outros literalmente param por lá. A melhor forma de saber sobre voos para lá é ler guias específicos sobre a Antártida ou pelo site da Lonely Planet. Lembre-se que os voos estão sujeitos a alterações devido às condições climáticas. A única certeza que você

terá é que gastará um bom dinheiro nessa brincadeira.

Os voos que saem de Punta Arenas seguem com destino à Estação Frei, nas Ilhas Rei George (Antártida), levando cerca de duas horas de viagem. E, de lá, você segue de navio para um tour de aproximadamente seis dias pela península Antártida, antes de retornar à estação Frei George e posteriormente a Punta Arenas.

Repeite o limite de sua saúde e as regras de segurança

Não há exigência com relação à vacinação para visitar a Antártida. No entanto, é bom que você se cetifique que está bem de saúde, pois as temperaturas podem atingir -40ºC no verão a -80ºC no inverno para dentro do continente. Fora que se algo acontecer, o aparato médico é bastante básico e deve ser partilhadado com todos os passageiros/tripulantes.

Empresas de turismo para a Antártida

Leituras adicionais

Redes Sociais

Receba as Newletters

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

bottom of page