Para viajantes aventureiros, uma viagem gratuita para uma cidade exótica é um tanto atraente. Stopovers - conexão entre voos com tempo superior a 24h - são uma boa forma de fazer duas viagens pelo preço de uma.
Várias companhias aéreas oferecem uma diversidade de pacotes que permitem aos passageiros aproveitarem grandes cidades por alguns dias, sem custo algum, antes de chegarem ao seus destinos finais.
1 - Ande pelas ruas aconchegantes de Reiquejavique, com a Icelandair
A empresa tem 12 rotas da América do Norte para 24 destinos europeus, dando aos passageiros ampla flexibildade para fazer um stopover gratuito.
2 - Dê uma parada em Dubai voando com a Emirates
O stopover não é inteiramente de graça, podendo custar a você USD48, mas inclui uma noite em um hotel, visto de entrada no país e assistência de ida e volta do aeroporto. Para adquirir o benefício, você terá que iniciar um compra no website da Emirates e contactar um agente do escritório mais próximo a você para finalizar a compra do stopover.
3 - Tire uma folga em Toquio ou Osaka com a Japan Airlines
Passageiros da Japan Airlines tem o direito de fazer um stopover gratuito em Tóquio ou em Osaka, apesar de que eles tem que fazer um pequeno esforço para conseguir se beneficiar da oferta. O website da empresa descreve que para quase todos os tipos e tarifa, até 2 stopovers gratuitos são permitidos. Então, pesquise o preço de um voo direto para o seu destino final e um voo com escala em Toquio ou Osaka e negocie com a empresa para fazer um bom preço no bilhete com o stopover para você. Se eles se negarem, simplesmente os lembre que as políticas para preços de passagens estão no website da empresa.
4 - Dê uma passada em Singapura com a Singapore Air
Passageiros da Singapore Air não precisam de nenhuma discussão com a empresa, da qual a oferta de fazer um stopover no seu principal aeroporto é tão simples e prático quando a da Icelandair. Use a ferramenta de múltiplas cidades para agendar o stopover e o preço final será o mesmo que seria se comprasse um voo direto para o seu destino final. A empresa aérea ainda oferece um pacote similar ao da Emirates para uma pernoite, ao custo de S$43, deixando você livre para rodar pela cidade durante sua estadia.
5 - Saia para curtir Helsinque com a FinnAir
Para uma empresa com um aeroporto central bem ao norte da Europa, as ambições da FinnAir são muito grande ao oferecer voos transatlânticos dos Estados Unidos à Europa Central. Eles incluíram stopovers em seus voos para atrair mais clientes e oferecem uma parada gratuita no aeroporto de Helsinque e uma segunda no valor de $100. O stopover não pode ser agendado online, por isso, você precisa telefonar para a empresa e solicitar o serviço.
6 - Enrede com turistas pelas ruas de Banguecoque com a Thai Airways
Banguecoque é um dos destinos mais populares entre os turistas, tendo um vida noturna bastante agitada em meio a templos budistas extremamente calmos. Numa situação onde tanto a companhia aérea, quanto o passageiro saem ganhando, Thai Airlines aproveitou a oportunidade de atrair turistas em seus voos através de stopovers gratuitos na cidade. A oferta foca passageiros indo e vindo da Austrália: se você estiver viajando da Europa ou Austrália para a Ásia ou vice-versa, a empresa oferece um stopver gratuito em Banguecoque. É m grande negócio e o website da Thai Airlines tem uma ferramenta muito fácil de utilizar para agendar seu stopover.
7 - Explore Pequim ou Shanghai com a Air China
Enquanto não é totalmente gratuito, a Air China começou recentemente uma atrativa oferta para turistas que irão transitar por Pequim ou Shanghai: um stopover de 72 horas com visto gratuito. Você precisa comprar um dos vários pacotes de viagem, que incluem acomodação em hotel e um tour organizado que dura pelo tempo de sua estadia no país. Exemplos de pacotes são o de 3 dias chamado "Velha e Nova Shanghai", que custa $249 e o de 2 dias em Pequim, que custa $99.
Não é dos stopovers mais flexíveis e o governo tem um lista um tanto intimidadadora de penalidades para quem infringir as regras acerca do visto que dá livre acesso no país. Entre em contato com a Air China e agende seu stopover.
8 - Descubra Abu Dhabi com a Etihad
Etihad tem saído da sua rota para proporcionar aos passageiros uma parada em sua principal cidade, Abu Dhabi, outra metrópole desértica no meio dos Emirados Árabes Unidos. Reserve seu stopover usando a ferramenta online multi-caidades/stopover. A conexão gratuita não é garantida, mas não é difícil encontrar voos nas rotas mais comuns e que custem o equivalente a uma passagem de ida e volta.
Stopovers podem durar entre dois e quatro dias e dão a primeira noite em um hotel de sua escolha gratuitamente ao passageiro, além de duas atrações high-tech de Abu Dhabi pelo preço de uma.
9 - Viaje pelo tempo em Istambul com a Turkish Airlines
A Turkish Airlines é uma anomalia nessa lista, uma vez que ela não oferece nenhuma oferta específica para stopover em Istambul. No entanto, com essa importante cidade no corredor que liga a Europa à Ásia, essa é uma ocasião ideal para mostrar que você não precisa de um stopover para fazer uma parada pela cidade. Procure pela função multi-cidades no website da empresa e você verá que parar em Istambul por dois a três dias não encarece tanto o preço final da passagem se comparado com um voo direto. Em alguns exemplos testados, o valor aumentou em apenas $9. Uma barganha!
10 - Para Honolulu... e além!
Confiram mais algumas empresas que oferecem o serviço de stopover e onde elas operam.
Hawaiian Arlines - Honolulu
Korean Air - Seul
Cathay Pacific - Hong Kong
Malaysia Airlines - Kuala Lumpur
Air France - Paris
Qantas - Sydney, Brisbane, Melbourne
TAP - Lisboa
Lufthansa - Munique
KLM - Amsterdam
Avianca - Bogotá
LAN Chile - Santiago, Buenos Aires, Lima
Qatar - Doha, Abu Dhabi
South African Airways - Joanesburgo
Virgin Atlantic - Londres
Jet Ariways - Bruxelas, Mumbai, Nova Delhi
American Airlines - Londres, Nova Iorque, Los Angeles, Toquio, Chicago, Dalas, Madri, Miami
Air Canada - Toronto, Vancouver, Calgary
EVA Airways - Taipei
China Airlines - Taipei
Singapore Airlines - Singapura, Moscou e Tóquio
British Airways - Londres, Nova Iorque, Dalas, Chicago, Madri, Miami
Iberia - Londres, Nova Iorque, Dalas, Chicago, Madri, Miami
Taca & Lacsa - San Jose, Lima, Bogotá, San Salvador
Copa Airlines - Cidade do Panamá
TAM - São Paulo
Air Pacific - Nadi, Fiji
Air New Zealand - Auckland
Virgin Australia - Sydney, Brisbane, Melbourne
Ait Tahiti Nui - Papeete e Taiti
Gulf Air - Bahrein