top of page

Visitantes

  • Wix Facebook page
  • Ícone do App Instagram
  • YouTube clássico

Dia de São Patrício: o dia em que o mundo se veste de verde

A história

Missionário que viveu no século 5, São Patrício (Patricks, em inglês, Pádraig em gaélico ou, informalmente, Paddy) é tido como o responsável por introduzir o cristianismo na Irlanda, hoje um país profundamente marcado por tradições religiosas. Após sua morte, ele virou padroeiro da "Ilha Esmeralda".

O surgimento do trevo como símbolo irlandês também está relacionado com a história do santo. Diz a história que ele usou a planta para explicar o conceito da Santíssima Trindade para os descrentes.

A celebração do dia de São Patrício (17 de março, suposta data de sua morte) se espalhou pelo mundo graças aos milhões de irlandeses que migraram para fora de seu país entre os séculos 17 e 20. Atualmente, é provavelmente o mais amplamente comemorado dia de santos do mundo.

A festa

No passado, era apenas uma celebração da igreja, tornando-se um feriado público em 1903 e, em 1997, o festival foi celebrado pela primeira vez.

A capital Dublin costuma sediar desfiles que atraem quase um milhão de pessoas, muitas fantasiadas como o personagem folclórico "leprechaun" e quase todos exibindo o famoso trevo em algum lugar da roupa, além da cor verde.

O consumo de cerveja é farto, mas há diversas opções culturais para quem quer apenas relaxar. De 14 e 17 de março, o St. Patrick's Festival promove, por toda Dublin, shows de música folclórica irlandesa, recitações de poesia em idioma gaélico e até a realização de um tour por lugares importantes para devotos de São Patrício.

A programação deste ano

"Eu amo minha cidade" foi um conjunto de 18 eventos apresentando artistas emergentes e já estabelecidos da cultura irlandesa, além de artistas internacionais dos diversos seguimentos, como literatura, cinema e design, entre outros.

Ainda, haviam outros eventos distribuídos entre os dias 14, 15, 16 e 17 de março. Eram eles:

  • E se em Dublin

  • Reflita você mesmo

  • Guinness - na cidade

  • Caça ao tesouro

  • Um tributo visual ao W.B Yeats

  • Mitos muito loucos

  • City at Play: funfairs

  • Me Jewel and Darlin' Dublin

  • Arte na água

  • Na pegada de St. Patrick - walking tour

  • Teatro de rua

  • Cerveja irlandesa & festival do uísque

  • Música na cidade

  • O passado é o presente

  • Corrida de barcos irlandeses

  • Esverdeando a cidade

e mais!

Confira aqui horários e locais que os eventos aconteceram, além de mais detalhes de cada um deles.

O St Patricks para muitos turistas

Apesar de tantos eventos, o que os brasileiros e parte do mundo estão mais familiarizados é com as reuniões de turistas e locais pelos bares da cidade. Já no início de março, Dublin começa a encherd de pessoas assustadoramente. Muitos turistas de diversas partes do mundo chegam para passar os dias de festas por aqui e depois dar sequência em suas viagens.

Por via de regra, todo mundo veste alguma peça de roupa na cor verde, outros pintam o rosto com trevos, com a bandeira da Irlanda ou outra imagem que faça menção ao país. Ainda, a iluminação verde por monumentos públicos e o desfile do dia 17 de março são bastante icônicos para todos.

No entanto, aqui em Dublin não tem (até onde eu tenha visto) aquela coisa brasileira de criar bebidas e comidas verdes, shows de axé, pop rock, ect. Obviamente, é tudo regado a muita cultura local.

2014

Ano passado, foi meu primeiro ano de St. Patrick's na Irlanda e, para comemorar, tive aqui um grupo de amigos mochileiros que conheci durante minhas viagens. Tinha gente dos Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia, fora os amigos daqui.

Além das tradicionais saídas para os bares da cidade, assistimos ao desfile do dia 17 de março na Dame Street, um dos locais de passagem dos foliões. Vejam abaixo algumas fotos:

2015

Como falei acima, vários monumentos da cidade são iluminados de verde durante o período de São Patrício, dando um charme a mais à cidade durante as noites do evento.

Pela primeira vez na história, o Spire, um dos principais cartões postais de Dublin, também foi iluminado.

O Spire é essa agulha gigante que fica bem no centro da cidade. Ao lado esquerdo, também iluminado de verdade, pode-se vero Correio Central (An Post).

Neste ano, a comemoração do festival foi com um grupo de amigos daqui mesmo de Dublin, havendo brasileiros, croatas, italianos, colombianos, entre outros.

Na tentativa de economizar com ornementação e fantasias, usei as mesmas blusas do ano passado e o chapéu da minha amiga, que pode ser visto na foto de 2014.

Nos bares, a diversão era garantida ao som de uma boa música irlandesa, grupo de amigos novos e velhos, bom ambiente e certamente uma cerveja bem gelada.

Por outro lado, as ruas do Temple Bar (região onde há alta concentração de bares em Dublin) estavam invariavelmente intransitáveis. Era um misto de crianças e jovens, nativos e turistas, muito álcool, a cultura irlandesa como tema da diversão e a micareta brasileira como motivo para muitos estarem ali.

Neste ano, infelizmente, não assisti ao desfile do dia 17 de março, pois trabalhei na noite anterior e acabei acordando tarde para às ruas. Porém, coletei algumas fotos do jornal irlandês The Journal e vou compartilhar aqui com vocês:

Dicas

1 - Se você virá à Irlanda na época do St. Patrick's, reserve sua hospedagem com muita antecedência (até uns 5 a 6 meses antes de vir), pois os albergues e muitos hotéis alcançam suas lotações máximas e não comportam mais tanta gente.

2 - Há em Dublin uma rede de lojas de suvenires chamada Carroll's, onde você encontrará chapéus, camisetas e outros ornamentos para compor sua fantasia. Os produtos vendidos nela costumam ser mais baratos fora da época do St Patrick's, o que é válido considerar se você quiser economizar por aqui.

3 - Transporte público opera com os horários e domingo no dia 17 de março e muitas ruas do centro da cidade ficam bloqueadas.

4 - Normalmente, não se pode beber bebidas alcoólicas nas ruas da Irlanda, mas a Garda (polícia) faz vista grossa na maioria das vezes. No entanto, no dia 17 de março, eles são mais criteriosos e pedirão para você jogar a bebida fora se o pegarem com algo alcoólico. Existe o risco de ser multado, mas honestamente não conheço ninguém que tenha sido. Afinal, é época de festas! rsrs


Redes Sociais

Receba as Newletters

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

bottom of page