À época da minha chegada na Irlanda, um dos meus primeiros passeios foi à Irlanda do Norte, o vizinho do norte da República da Irlanda, que faz parte do Reino Unido.
Dentre outros locais do país, visitei o histórico Giant's Causeway, ou em bom português Calçada dos Gigante, considerado Patrimônio Histórico do Mundo, pela UNESCO.
Cercado pelo norte do oceano Atlântico e uma paisagem cheia de falésias, o Giant's Causeway tem inspirado muitos artistas, sido tema de vários debates científicos e tomado a imaginação de todos que lá visitam.
O que é
A grosso modo, o Giant's Causeway é o resultado de uma atividade vulcânica ocorrida há 60 milhões de anos. Lava a 1100ºC recobriu toda a vegetação local e solidificou no topo de uma base calcárea, formando a primeira camada basáltica dessa imensa calçada.
Um período de 100 mil anos sem atividades vulcânicas se passou e uma nova vegetação cresceu no local, contribuindo para a formação de um terreno mais avermelhado.
Depois disso, um rio surgiu no local escavando um vale, que foi ocupado anos depois por nova carga de lava vulcânica, que veio a esfriar nessa enorme piscina.
Seu topo resfriou mais rápido, rachando e sendo lapidada a cada banho de água fresca. De forma mais lenta, o mesmo aconteceu com o fundo da piscina, que ao ir endurecendo, foi se movimentando rumo ao topo, formando várias elevações e as colunas que podem ser vistas hoje em dia (foto abaixo).
Mitos e Lendas
A formação do Giant's Causeway é explicada por muitos através de uma lenda de gigantes, que fala mais ou menos o seguinte...
Havia um gigante chamado Finn McCool. Reza a lenda que em uma briga com outro gigante, McCool jogou nele uma imensa nuvem de terra, nuvem essa que caiu no mar e formou a Ilha do Homem (que de fato existe).
Um dia, McCool estava fazendo suas atividades diárias, quando um gigante escocês chamado Benandonner começou a insultá-lo e a dizer que Finn não era um bom lutador.
Como ele era um gigante orgulhoso, ficou enfurecido de ter sido chamado de fraco. Após muitos insultos, Finn trabalhou dia e noite arrancando pedaços de pedra das falésias ao seu redor para construir uma grande passarela (calçada) até a Escócia.
Após terminar sua obra, atravessou a passagem até o país vizinho e deparou com Benandonner, que era muito maior, forte e mais feio que ele.
Ele sabiamente decidiu que a violênia não era a melhor saída e tomou seu caminho de volta para casa. Benandonner resolveu segui-lo...
Ao encontrar sua esposa Oonagh, Finn a contou o quão idiota ele tinha sido. Ela então bolou um plano para ajudá-lo, quando ambos ouviram batidas na porta da casa.
Ao abri-la, Oonagh deparou com Benandonner, que procurava por Finn. Sob a desculpa de que Finn estava alimentando o gado (para fugir de Benandonner, o gigante escocês o esperou imapacientemente tomando um chá, até que Oonagh o ofereceu para conhecer seu bebê, Oisin (que na verdade era Finn disfarçado).
Ao ver aquele gigante bebê, Benandonner se assustou imaginando qual seria o tamanho do pai. Com medo, preferiu tomar o rumo de casa e saiu quebrando a passarela para que Finn McCool não pudesse segui-lo até a Escócia.
O resto do que sobrou da calçada, no outro lado do oceano, é o que há hoje em dia na Ilha Staffa.
Fim
Preços admissionais
Padrão
Adulto: £7.50
Crianças: £3.50
Menores de 5 anos: gratuito
Família: £18.50
Online
Adulto: £8.50
Crianças: £4.25
Menores de 5 anos: gratuito
Família: £21.00
Família é caracterizada por 2 adultos e uma, duas ou três crianças.
Compre sua entrada online aqui.
Horários de funcionamento
O parque Giant's Causeway fica aberto o ano inteiro (exceto 24, 25 e 26 de dezembro) a partir de 9h da manhã. Seu horário de fechamento varia conforme o mês do ano, podendo ser às 17, 18 ou 19h.
Janeiro
9:00am - 5:00pm
Fevereiro e Maro
9:00am - 6:00pm
Abril, Maio e Junho
9:00am - 7:00pm
Julho e Agosto
9:00am - 7:00pm
Setembro
9:00am - 7:00pm
Outubro
9:00am - 6:00pm
Novembro e Dezembro
9:00am - 5:00pm
Como chegar
De carro
O parque Giant's Causeway fica localizado na rodovia Causeway B147, a pouco mais de 3km da vila Bushmills, cerca de 18km de Coleraine e a 21 de Balycastle.
De trem
Linhas regulares operam de Belfast ou Londonderry a Coleraine, onde você vai precisar tomar o ônibus Ulsterbus número 172. Veja o website da companhia de trem.
De ônibus
Linhas regulares estão disponíveis, sendo algumas sazonais. A linha 172 da Ulsterbus, 221 da Goldline, 402 da Causeway Rambler, 177 da Open Top Causeway Coast e a 252 da Antrim Coaster são algumas opções para você visitar o parque. Acesse o site da Translink para maiores informações.
Para quem sairá de Dublin, uma dica é fazer um bate e volta em uma visita guiada ou alugar um carro e ir para o norte, aproveitando para visitar outros lugares.
Mais fotos
As colunas mais baixas lembram paralelepípedos...
O The Nook, é uma casa datada de 1850 e foi originalmente construída para ser uma escola. Ela fica localizada na entrada do Giant's Causeway e hoje em dia abriga um restaurante, que oferece cafés, lanches, refrescos, etc.