Zakopane é uma cidade que fica no extremo sul da Polônia, no pé das montanhas Tatra, na divisa com a Eslováquia.
É conhecida como a Capital de Inverno da Polônia e é bastante procurada por praticantes de esqui, snowboarding, ski jumping e montanhismo. Então, se você está procurando um local na Europa para praticar esportes de neve por um ótimo preço, Zakopane é o seu lugar.
A cidade, já foi sede de vários campeonatos mundiais de esqui e tentou sem sucesso sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2006.
A primeira impressão que tive ao chegar por lá foi de que eu estava em Gramado ou alguma outra cidadezinha do sul do Brasil. Não muito grande, mas muito bonita e aconchegante.
Visitei a Polônia no mês de setembro. Apesar de estar começando a esfriar, ainda não tinha neve, logo, não esquiei ou fiz algum outro esporte de neve.
Zakopane surgiu no meu roteiro por acaso, por sugestão de um dos funcionários do hotel, pois eu não sabia da existência da cidade antes de chegar ao país. E, como já havia rodado bem em Cracóvia e visitado os principais pontos turísticos, quis ir além e então decidi conhecer essa cidade do sul.
Como chegar
A partir de Cracóvia, pode-se chegar na cidade de ônibus ou de trem.
Ônibus
Há três companhias que fazem a viagem saindo da estação regional de Cracóvia, a Szwagropol, Trans Kos e a Majer. Os preços são 15 zlots (¢3,60) e a viagem dura em torno de 2h.
Trem
A viagem de trem pode ser feita ainda da estação central de Cracóvia. No entanto, essa viagem é mais lenta do que a de ônibus, levando entre 3h25 a 4h. Os preços são de 25 zlot (¢6,00) de segunda classe e de 62 zlot (¢14,80) de primeira classe.
Você pode comprar sua passagem online no site da Krakow Glowny.
Se você estiver vindo da Eslováquia, veja como chegar a Zakopane aqui.
A cidade
Como falei, a cidade é bastante pequena, tendo uma rua principal, a Krupówki, que possui várias lojas e restaurantes.
Possui alguns museus e parques (como o da primeira foto deste post), mas seu forte mesmo são as estações de esqui.
O teleférico Kasprowy Wierch foi construído em 1935 e é um dos mais antigos da Europa.
Este teleférico fica localizado em Kuznice, parte mais alta de Zakopane, e leva os turistas ao alto da montanha Kasprowy. A subida dura em torno de 10 minutos e acontece em duas etapas, com uma baldeação em Myślenickie Turnie.
Para quem comprar o ticket de ida e volta, o retorno acontece em 1h40, que será o tempo que você terá para aproveitar o alto da montanha.
Antes de ir até lá, verifique no website da empresa administradora se ele estará aberto.
Veja um mapa das pistas de esqui no alto da montanha Kasprowy Wierch.
A Wielka Krokiew é uma pista para saltos com esqui e abriga um estádio em sua base, onde espectadores podem sentar nas arquibancadas e assistir aos campeonatos ali existentes.
Estaçao de Esqui
A região está ficando cada vez mais famosa pelas suas estações de esqui. No momento, há mais de 50 teleféricos levando ao topo das montanhas e às principais pistas. As mais famosas são a Nosal, Gubalowca, Szymoszkowa e a Kasprowy.
Algumas boas pistas podem ser encontradas em Bialka, Poronin ou Bukowina Tatrzanska.
Se você é mais radical e quer tentar os saltos com esqui, há uma boa rampa em Krokiew.
Os preços médios para entrar nas estações são os seguintes:
Nosal - 15 voltas por 50 zlot (¢12,00)
Gubalowka - 10 voltas por 50 zlot (¢12,00)
Szymoszkowa - 10 voltas por 60 zlot (¢14,40)
Kasprowy - 1 volta por approx. 10 zlot (¢2,40)
Equipamentos
Não se preocupe se você não tiver seu próprio equipamento, pois há vários locais para se alugar.
O aluguel dos esquis variam de 30 a 40 zlots por dia (¢7,20 a ¢9,60).
Aulas de esqui
Os preços médios das aulas de esqui são os seguintes:
1 hora para 1 pessoa: 100 zlot (¢24,00)
2 horas para 1 pessoa: 175 zlot (¢42,00)
3 horas para 1 pessoa: 250 zlot (¢60,00)
1 hora para 2 pessoas: 150 zlot (¢36,00)
2 horas para 2 pessoas: 250 zlot (¢60,00)
3 horas para 2 pessoas: 350 zlot (¢84,00)
1 hora para 3 pessoas: 200 zlot (¢48,00)
2 horas para 3 pessoas: 300 zlot (¢72,00)
3 horas para 3 pessoas: 400 zlot (¢96,00)
Se tiver um grupo maior, não deixe de pedir preços especiais para fazer um bom negócio e se divertir mais.
Curiosidade
Os filmes "O Homem de Mármore", de 1977, e o bollywood Fanaa, de 2006, tiveram partes gravadas em Zakopane.
Mais fotos
Este é o funicular que leva turistas ao topo da estação Gubalowca.
Os ingressos para usar o funicular custam de 14 zlot cada sentido a 20 zlot ida e volta (¢3,40 e ¢4,80). Confira detalhes no website da empresa administradora.
Abaixo, um atrativo dos locais para ganhar um dinheirinho extra. Fotos com os cães (reais) e o urso (fake) vão custar alguns zlots.
Essa coisa esquisita aí em baixo é uma comida típica da República Tcheca, chamada Trdelník, que é basicamente uma massa doce enrolada e assada e depois rolada em ingredientes diversos, como canela, granulado, açúcar e outros.
Na Polônia eles dão um outro nome, mas confesso que não consegui lembrar nem encontrar na internet. Mas não importa, você verá isso por lá e certamente deverá experimentar, por que é uma delícia
Em Zakopane, é muito comum ver nas ruas próximas às estações de esqui vários vendedores ambulantes e pequenas lojas. Muitos deles vendem comidas típicas da região, como esses queijos da foto abaixo, que são deliciosos e lembram o provolone que nós conhecemos no Brasil.
Oszczypek é o nome desses queijos aí em cima. Típicos das montanhas Tatra, em Zakopane, eles são feitos do leite de ovelha e são defumados. Comprei um desses para mim e a idéia era guardar para comer em Dublin. Mas no meio do passeio, a fome apertou e devorei praticamente meio quilo de queijo, sem pão, água nem nada, rs.
Esse aqui embaixo era uma espécie de museu a céu aberto que encontrei no caminho da estação de trem. Ele ficava ao lado de uma área residencias e tinha uma casa abandonada ao lado dessas estátuas.
Por fim, mais uma foto de uma das pontes que tem no meio da cidade...