Copenhague é a capital e a cidade mais populosa da Dinamarca, com uma população de quase 2 milhões de habitantes.
Foi fundada no século X, como uma vila de pescadores vikings, e veio a se tornar capital do país no século XV.
Desde a virada do milênio, Copenahgue tem visto um grande desenvolvimento urbano e cultural, através de investimentos em infra-estrutura e em suas instituições.
É o principal centro governalmental, econômico e cultural da Dinamarca, um dos maiores centros financeiros do norte da Europa e um dos países mais ricos do mundo, com relação a Produto Interno Bruto (PIB).
Como principais atrações turísticas, há vários parques, passarelas, museus, restaurantes e casas noturnas. É, ainda, uma das cidades mais adaptadas do mundo ao uso da bicicleta como meio de transporte, tendo como meta ser 100% livre de emissão de gás carbônico em 2025.
Clima
Durante o verão, há em torno de 17 horas de luz solar, pois o sol nasce em torno de 4h30 e se põe às 22h00, enquanto no inverno ele nasce às 8h40 e se põe às 16h40, proporcionando em torno de 8h de luz solar.
As temperaturas podem variar de -2 a 20ºC dependendo da estação e mês do ano, com possibilidade de neve e chuvas no inverno e clima mais ameno no verão.
Transporte
Aeroporto
O aeroporto internacional de Copenhague (Københavns Lufthavn, Kastrup), é o maior dos países nórdicos. Está localizado a 8km do centro da cidade (sudeste) e funciona 24 horas por dia, todos os dias.
As principais companhias aéreas mundiais operam nele, atendendo em torno de 50 mil passageiros por dia.
Há no aeroporto um terminal de metro e um de trem, para que você se desloque a outros pontos da cidade e outras cidades, respectivamente.
Metro
Copenhague possui apenas duas linhas de metrô (M1 eM2), que são ultra modernas e totalmente automáticas (sem motorista). Elas funcionam 24h por dia, com intervalos de 4 minutos durante o dia e de 15 a 20 minutos durante a noite.
No entanto, mais duas linhas estão em construção, e o mapa do metrô ficará assim:
Vale lembrar que Lufthavnen é o ponto que sai do aeroporto e Norreport a principal parada da cidade.
Ônibus
Há três tipos de linhas de ônibus em Copenhague:
Regulares: rodam durante o dia a cada 4-6 minutos.
Expressos (S-buses): atendem áras que as demais linhas não atendem.
Noturnos (N-buses): conectam as linhas noturnas entre 1 e 5h da manhã.
Trem
S-Train é a linha dinamarquesa, similar à alemã S-Bahn e À francesa RER. Ela funciona praticamente o dia todo durante a semana e, por toda a noite às sextas-feiras e sábados.
Leia mais aqui para entender melhor o transporte público da Dinamarca.
Atrações turísticas
Conheça algumas das principais atrações turísticas de Copenhague.
A pequena sereia
No pier Langelinje, você poderá ver essa escultura de 101 anos feita em granito e bronze. Ela foi dada pele cervejeiro Carl Jacobsen à cidade de Copenhague em 1913, após ter sido inspirado pela bailarina Ellen Price, que dançou em 1909 "A Pequena Sereia" no Teatro Real de Copenhague.
Christiania
Esta é uma cidade totalmente independente criada em 1971 e que está dentro de Copenhague.
Criada por um grupo de hippies que ocuparam baracas militares naquele ano, a Christiania tem leis independentes das leis dinamarquesas e existiu cob condições especiais por 40 anos, até que em 2012 foi fundada a Fundação Cidade Independente Christiania.
A cidade tem autonomia sobre o terreno da região, bem como os contratos de imóveis. Você não consegue comprar uma casa lá quando bem quisar. Para isso, é preciso ser contemplado com o direito de compra.
A cidade é feita de casas de madeira feitas manualmente, workshops, galerias de arte, restaurantes de comida orgânica e comidas baratas, além de ter uma linda natureza.
A cidade é aberta a qualquer pessoa, tendo inclusive visitar guiadas oferecidas por companhias de turismo. Orienta-se evitar filmar e fotografar determinadas áeas, especialmente onde há comércio de drogas, que é ilegal na Dinarmaca.
Na entrada da cidade, você verá placas com orientações sobre o que fazer e o que não fazer lá dentro e é prudente segui-las.
Nyhavn
Originalmente, Nyhavn foi uma área portuária comercial onde navios de todo o mundo atracariam. Era uma região cheia de marinheiros, garotas de programa, bares e cervejarias.
Atualmente, as antigas casas estão todas restauradas e belos restaurantes dominam o velho porto.
Nyhavn está cheio de pessoas curtindo uma atmosfera relaxante próxima ao canal, jazz e ua boa comida.
Nyhavn, número 9, é a casa mais antiga da região, datada de 1681. Seu design não foi alterado desde então. As demais casas ao longo do cais já pertenceram em algum momento a diversos artistas famosos.
Stroget
Stroget é uma das maiores ruas de pedestres do mundo. Ela é repleta de lojas que vão desde redes de baixo custo a lojas de luxo, ao longo de seu 1,1km.
Grandes lojas internacionais como Prada, Louis Vuitton e Boss estão representadas no final da rua, em frente a Kongens Nytorv. Se seu orçamento é mais curto, lojas como H&M, Zara e Vero Moda, siga a rua no sentido da Praça da Prefeitura.
Ainda, pode-se ver na Stroget muitos artistas de rua, como mágicos, acrobatas e músicos, além de outros artistas que ganham dinheiro atraindo turistas para o jogo do copo mágico.
Amalienborg Palace
O palácio é considerado uma das grandes obras do rococó dinamarquês e foi construído nos anos de 1700. É composto por quatro prédios, o Christian VII, Christian VIII, Frederick VIII e Christian IX.
Todo dia, ao meio dia, pode-se ver a troca da guarda, que sai de suas barracas em Gothersgade 100, pelo Castelo Rosenborg e segue pelas ruas de Copenhague, até chegar a Amalienborg.
Dicas
1 - Se você quiser ir da Dinamarca para a Suécia por via terrestre, terá que atravessar a ponte Oresund, que liga à cidade de Malmo, na Suécia (há também uma linha ferroviária).
2 - Para ir do aeroporto ao centro da cidade de metrô, custará kr.36 (¢4,84), enquanto de taxi pode custar algo entre kr.200 (¢26,00) a kr.230 (¢34,00). Já sabe o que fazer, não é?
3 - Se precisar de andar de taxi, calcule de antemão uma estimativa de preço aqui.
4 - Acesse o website oficial da cidade aqui para saber muito mais.