Visitantes

• Ícone do App Instagram
  • YouTube clássico

Aurora Boreal - Tromso, dia 11/01

Hoje, o dia começou com a busca por um lugar para alugar um carro. Nossa missão seria dirigir para algum lugar distante e ver a aurora boreal fora de Tromso.

A experiência que tivemos nos dois dias anteriores ajudaram a perceber que não precisamos pagar um tour para ver as luzes e que alugar um carro seria uma ótima pedida, não só por causa da aurora, mas para conhecer mais do norte norueguês.

Como é domingo, praticamente todas as locadoras do centro da cidade estão fechadas. Seria necessário ir ao aeroporto para alugar um carro. O plano seria ficar com o veículo o máximo de tempo possível e devolver pela manhã antes de partirmos para Narvik. O problema é que teríamos que retornar o veículo no aeroporto e correr para o centro para pegar nossas malas e viajar.

Felizmente não foi necessário. Fomos ao centro de informações turísticas hoje de manhã e lá contactaram uma locadora no centro da cidade que nos alugaria um carro, dando a flexibildade de deixá-lo lá pela manhã.

Assim o fizemos. Fomos a Bilborsen Tromso e lá alugamos um mercedes de 6 marchas, à diesel e com pneus de neve.

Este aluguel foi um tanto cômico, por que minha habilitação está totalmente deteriorada e a do meu amigo vencida. Acho que em qualquer outro local jamais nos deixariam sair com esse carro da garagem.

O atendente não exigiu carteira internacional e ainda acreditou nas minhas explicações sobre o que estava escrito na carteira. Assim, o aluguel foi bem sucedido.

Para completar, ainda tivemos um GPS no pacote, de graça.

Por fim, depois que tudo foi resolvido, iniciamos o passeio em torno de 1h da tarde, quando ainda estava com céu claro.

Passeio Parte I

O norte da Noruega não tem uma malha rodoviária vasta e em vários pontos entre as ilhas, você precisará tomar um ferry boat para chegar do outro lado.

No entanto, se não quiser tomar o ferry, pode escolher caminhos mais longos que o levarão a destinos paradisíacos.

Escolhemos nosso destino de hoje aleatoriamente. Inicialmente, eu gostaria de ir à cidade de Alta, que fica a leste de Tromso (303 km) e cerca de 5h de viagem para chegar lá. Porém, meu amigo queria ir a um fiorde que ele tinha visto na internet e que aparentemente era lindo, o Grotfjord, que fica em uma península a noroeste de Tromso, passando por Ersfjordbotn.

Optamos pela decisão dele, mas não econtrei o fiorde no GPS. Assim, selecionei Sommaroy, outro destino muito procurado para apreciar as paisagens norueguesas.

Passamos pelo aeroporto de Tromso e tomamos a estrada 862, contornando a maior parte do tempo o Mar da Noruega em suas invaginações em torno das ilhas.

Passamos por Eidvegen, Fjordvegen, Kattfjordeidet, Synnojordvegen, Sjotunvegen, Sandneshamnvegen e Brensholmvegen.

Ao chegar na estrada Brensholmvegen, atravessamos uma ponte que conduziria à ilha de Sommaroy. Não seguimos muito adiante, pois já havíamos dirigido um bocado e ainda queríamos ir para o norte de Tromso para ver a aurora boreal.

Ponte de Sommaroy

No retorno, exatamente ao passar pela ponte, avistei muito rapidamente umas três baleias, mas não tínhamos onde parar observá-las. A ponte é longa e só tem uma pista que serve para mão e contra-mão (possui controle de semáforos).

Após algumas horas, chegamos novamente a Tromso e ao albergue. Paramos para verificar a previsão do tempo para a aurora, usar o banheiro, recarregar baterias e sair novamente.

Passeio Parte II

O novo destino seria no rumo de Alta, que está mais ao norte que Tromso. No entanto, para pegar a estrada mais curta, que seira a E8, 91 e E6, teríamos que tomar dois ferry boats. Por isso, tivemos que escolher a mais longa, que foi a E8 indo para o sul e depois a E6 indo para o norte novamente.

O problema é que essa viagem duraria em torno de 6h só para ir, independente da rota, o que naquele momento era inviável para a gente.

Por fim, seguimos no rumo dessa rota, mas não com o objetivo de chegar a Alta, mas de ir curtindo a paisagem e chegar até algum ponto aleatório para ver a aurora e retornar para o hotel.

Praticamente todos os trechos dessa rota nos eram familiares, por que havíamos passado pela mesma estrada no dia anterior com o casal de brasileiros que conhecemos (veja como foi esse passeio aqui), quando fomos para a Finlândia.

Já havíamos dirigido por um bom tempo e visto paisagens maravilhosas, até que decidimos parar para ver fazer uma inspeção no céu para avistar a aurora.

Foi um trabalho árduo encontrar um local seguro para parar. A maioria dos ponto que víamos ou pertenciam a propriedades particulares ou eram muito iluminados ou eram acostamentos muito estreitos, gerando risco a nós mesmos.

Em um dado momento, eis que vejo através das luzes do farol do carro uma grande área aparentemente plana e que serviria perfeitamente para nossa missão.

Ao virar o carro para dentro desta área, atolamos na neve! A tal área plana era nada menos que um piso em um nível inferior ao da estrada e que tinha uns 50 centímetros de neve.

Felizmente, atolamos em uma local residencial e TODOS os veículos que passaram por nós pararam para ajudar a desatolar o carro - na hora comparamos ao Brasil, pois certamente pensariam que era algum tipo de golpe ou assalto.

No meio tempo que meu amigo conversava com os transeuntes, eu fui até uma casa e pedi ajuda a uma família. E, apesar da boa vontade deles, não foi preciso, por que dois homens já haviam rebocado o carro.

Agradecemos a ajuda de todos e depois do susto e do pico de adrenalina, começamos a rir no carro e fazer piada do acontecido.

Ainda paramos mais uma vez em uma estrada coberta de neve, mas visivelmente mais rasa que a anterior. Só que ali estava muito iluminado e com uma paisagem não muito bonita para as fotos.

Alguns quilômetros à frente, paramos em um acostamento um pouco maior que os demais e definimos nossa base para ver a aurora, de onde a vimos radiante, esverdeada e mais bonita que nos outros dias.

Uma longa sesão de fotos foi feita, pois não queria perder nenhum segundo daquela luz imponente no céu. Porém a bateria da minha máquina acabou e como não tinha outra, só me restou apreciar a vista antes de voltar para o Hotel.

Passeio Parte III

No caminho de volta ao hotel, víamos pelo para-brisas do carro o quão forte a aurora estava ficando. O desejo era de parar e fotografar ainda mais, mas com qual bateria?

Agilizamos o retorno ao hotel, recarreguei a bateria e mais uma vez saímos à caça.

Mais uma vez optamos por sair de Tromso, mas não para ir muito longe, mesmo por que a aurora já estava mais fraca, confirmando a teoria que ela se exibe majoriatariamente entre às 21 e 23h.

Passeio encerrado e satisfação total por vê-la ainda mais reluzente, voltamos ao albergue por volta de 3h30 da manhã, para ter que acordar às 5h, pois nosso ônibus rumo a Narvik partiria às 6h15.

Custo do passeio

Aluguel do carro: kr 400 (¢43,92)

Combustível: kr 200 (¢21,96)

Alimentação: kr 127 (¢13,94)