Nos artigos intitulados Aurora Boreal, falarei basicamente sobre o dia-a-dia aqui em Tromso focando na busca pelas luzes do norte. As demais atividades e dicas virão em posts diferentes, ok?
Então vamos lá...
Cheguei a Tromso e após fazer atualização do blog e recarregar baterias das máquinas, saí para um passeio. Após comer algo e fazer um reconhecimento do centro da cidade, tomei o ônibus 24 (por volta de 23h30) e desci no último ponto, na região de Tomasjord. Foi necessário atravessar a Ponte de Tromso, que cruza sobre o rio Målselva, e ir para a parte continental da cidade.
Esse lugar é residencial, mas ermo e com menor luminosidade do que a parte da cidade que fica na ilha.
Fiquei andando à toa e esperando uma luz divina, ou melhor, uma luz boreal para que eu ganhasse minha noite.
O último ônibus que retornaria para o centro da cidade passaria por volta de 0h. Mas um nobre motorista de ônibus, ao ver minha ânsia para ver as famosas luzes no céu, falou que faria sua última viagem, retornaria àquele ponto para deixar o ônibus e me daria carona para o centro da cidade. Logo, eu poderia esperar mais uma hora.
Nesse meio tempo, após algumas caminhadas em meio ao frio de -3ºC, algumas poucas luzes, muita neve e chão escorregadio, tomei o primeiro tombo da noite. Um escorregão digno de uma amador de um país tropical. O saldo foi um pulso machucado (nada grave).
De volta ao hotel, foi hora de dormir e descansar para o dia seguinte.
Dicas
No início, achei que seria 100% garantido ver a aurora aqui em Tromso, em função da posição geográfica, fama da cidade e tudo mais.
Após chegar aqui, achei que seria um pouco mais complexo. A cidade, apesar de pequena, não é um vilarejo que você anda para qualquer lugar facilmente. Aqui você acaba dependendo de algum transporte se quiser ir a locais mais distantes das luzes da cidade.
No entanto, ao conversar com locais, foi unanimidade que quando as luzes aparecem no céu de Tromso, você pode ficar exatamente na porta do seu hotel que você as verá da forma mais linda possível.
Foi consenso também que locais menos iluminados favorecem a visibilidade, mas não são essenciais para a sua diversão.
Com isso, mudamos nosso planejamento algumas vezes em um curto período de tempo e, considerando a previsão de tempo ruim para Tromso, decidimos alugar um carro e ir mais ao norte da Noruega e para a Finlândia.
Acompanhe as postagens seguintes para ver o desenrolar dessa saga.
Vejam algumas fotos do primeiro dia na cidade: