top of page

Visitantes

  • Wix Facebook page
  • Ícone do App Instagram
  • YouTube clássico

CRACÓVIA, POLÔNIA

Cracóvia é a segunda maior e uma das mais antigas cidades da Polônia.

A cidade cresceu da Idade das Pedras para se tornar a segunda mais importante do país. Hoje, tem cerca de 760 mil habitantes, alcançando 8 milhões que vivem num raio de 100km do centro da cidade.

Atrações turísticas

Durante a II Guerra Mundial, a cidade se tornou a capital do governo geral alemão.

Neste cenário, a população judia da cidade foi forçadamente isolada um um determinado local no entorno de um muro, formando o Gueto de Cracóvia, de onde eram enviados para os campos de concentração na vizinha Auschwitz e Birkenau.

Memorial do Gueto Judeu

Ainda no contexto da Guerra, há a Fábrica de Schindler, que você pode conhecer melhor nesse post.

Fábrica de Schindler

Mas a cidade que outrora respirava guerra hoje transparece beleza e riqueza cultural.

Ela foi casa do primeiro Papa não italiano em 455 anos, o Papa João Paulo II (Karol Wojtila), nomeado em 1978 e falecido em abril de 2005.

A casa onde ele cresceu é ponto de visitação de turistas e guarda em sua frente uma grande foto em sua homenagem.

Casa de João Paulo II

Considerada uma das cidades mais bonitas da Europa, sua herança arquitetônica vem do estilo Gótico, Renascentista e Barroco, incluindo a Catedral de Wavel, o Castelo Real às margens do Rio Vistula...

Castelo Real (Wavel)

... e o maior mercado medieval da Europa, o Mercado Central Rynek Glowny.

Mercado Central

Em 2000, Cracóvia foi nomeada Capital Cultural da Europa e em 2016 sediará o Dia Mundial da Juventude.

Ela foi construída do centro para fora e por isso é possívle ver nitidamente a diferença arquitetônica durante uma boa caminhada pela cidade.

O centro histórico é composto pela Cidade Velha, Kazimierz e o Castelo de Wavel, sendo considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, desde 1978.

Kazimierz é um distrito de Cracóvia que possui o quarteirão judeu...

Quarteirão Judeu

... a Cidade Velha compreende o centro medieval de Cracóvia, contendo construções como um histórico centro internacional de comércio (Cloth Hall)...

Cloth Hall

... praças, palácios, igrejas, entre outros.

Estação de trem e ônibus

As estações de trem e de ônibus são bem centrais e arquitetadas pensando em uma futura expansão.

A estação de trem, Kraków Główny Osobowy, foi construída em 1847 e teve em 2006 um enorme shopping construído ao seu lado, com um estacionamento para 1400 veículos, o Galeria Krakowska.

Estação de trem

Em 2008, um novo sistema de transporte foi desenvolvido, com uma estação de ônibus ao leste da de trem e uma linha de metrôs de superfícies (trams) foi aberta embaixo da estação de trem.

Estação de ônibus

Aeroporto

O Aeroporto Internacional João Paulo II Cracóvia-Balice, ou simplesmente aeroporto de Cracóvia, está localizado a 11km a oeste da cidade, na vila chamada Balice.

Foi aberto para aviação civil em 1968 e posteriormente ampliado, possuindo atualmente 2 terminais (T1 e T2) e mantendo um fluxo médio de 1.3 milhão de passageiros anualmente.

O Terminal 2 é destinado a voos domésticos, enquanto o 1 a voos internacionais.

Aeroporto de Cracóvia

No momento, ele passa por nova ampliação, que segundo especulação custará 1 bilhão de Zlots. A idéia é renovar e ampliar os terminais exsitentes, construindo um meio mais eficaz de conectá-los entre si e a uma nova estação de trem que também está sendo construída, além de conectá-lo ao Hotel Hilton Inn e as rodovias ao redor.

Acesse esse link e leia como se deslocar do aeroporto para o centro da cidade, e vice-versa.

Hospedagem

Hospedei-me no albegue Greg&Tom, que fica em frente à estação central de trem e ônibus. Confira como foi essa estadia aqui.

Custo da viagem

Passagem Dublin-Cracóvia-Dublin: ¢81,08

Albergue Greg&Tom (5 noites): ¢76,20

Total: ¢157,28

Neste total, não estão incluído so gastos com o passeio a Auschwitz, à Minas De Sal e a Zakopane, que estão em cidades diferentes.

Dicas

1 - Em sua viagem a Cracóvia, tire um dia para conhecer Auschwitz e um para conhecer a Mina de Sal. O passeio da Mina de Sal é mais rápido e leva na verdade em torno de metade de um dia.

2 - Eu fui a Cracóvia no mês de setembro, que já estava começando a esfriar. As temperaturas estavam em torno de 10 graus. Então, agasalhe-se!

3 - A moeda polonesa é em torno de quatro vezes mais fraca que o Euro e a grande maioria das coisas lá é realmente barata, diferente de outros países do leste europeu.

4 - Se tiver mais tempo para essa viagem, há passeios de um dia (oferecidos por empresas turísticas) para Varsóvia (capital do país). Você pode pensar que um dia é pouca coisa, mas Varsóvia não tem tantos atrativos quanto Cracóvia.

5 - Sou sempre a favor de alugar um carro. Se tiver essa chance, por que não fazer?

6 - Não faça piadas sobre nazismo, judeus e Segunda Guerra Mundial, pois você estará no olho do furacão, se é que você me entende!

7 - Se tiver um tempinho a mais na sua trip e quiser esquiar, vá até Zakopane. Essa cidade fica no sul da Polônia, na divisa com a Eslováquia. Lá você terá uma das estações de esqui mais baratas da Europa!

Mais fotos

Cloth Hall

Mercado Central

Rio Vistula

Este é o Dragão de Wawel. Ele fica ao pé do castelo homônimo e cospe fogo de tempos em tempos. Vale a pena a visita.

Dragão de Wawel

Passeio de carruagem...

Delícias da cozinha polonesa

Eles também tem queijos...

1378874_10151751149157600_994088167_n.jpg

E essa é a Zapiekanka, que eu tanto tenho saudades...

Zapiekanka

Commentaires


Redes Sociais

Receba as Newletters

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

bottom of page