Cracóvia é a segunda maior e uma das mais antigas cidades da Polônia.
A cidade cresceu da Idade das Pedras para se tornar a segunda mais importante do país. Hoje, tem cerca de 760 mil habitantes, alcançando 8 milhões que vivem num raio de 100km do centro da cidade.
Atrações turísticas
Durante a II Guerra Mundial, a cidade se tornou a capital do governo geral alemão.
Neste cenário, a população judia da cidade foi forçadamente isolada um um determinado local no entorno de um muro, formando o Gueto de Cracóvia, de onde eram enviados para os campos de concentração na vizinha Auschwitz e Birkenau.
Ainda no contexto da Guerra, há a Fábrica de Schindler, que você pode conhecer melhor nesse post.
Mas a cidade que outrora respirava guerra hoje transparece beleza e riqueza cultural.
Ela foi casa do primeiro Papa não italiano em 455 anos, o Papa João Paulo II (Karol Wojtila), nomeado em 1978 e falecido em abril de 2005.
A casa onde ele cresceu é ponto de visitação de turistas e guarda em sua frente uma grande foto em sua homenagem.
Considerada uma das cidades mais bonitas da Europa, sua herança arquitetônica vem do estilo Gótico, Renascentista e Barroco, incluindo a Catedral de Wavel, o Castelo Real às margens do Rio Vistula...
... e o maior mercado medieval da Europa, o Mercado Central Rynek Glowny.
Em 2000, Cracóvia foi nomeada Capital Cultural da Europa e em 2016 sediará o Dia Mundial da Juventude.
Ela foi construída do centro para fora e por isso é possívle ver nitidamente a diferença arquitetônica durante uma boa caminhada pela cidade.
O centro histórico é composto pela Cidade Velha, Kazimierz e o Castelo de Wavel, sendo considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, desde 1978.
Kazimierz é um distrito de Cracóvia que possui o quarteirão judeu...
... a Cidade Velha compreende o centro medieval de Cracóvia, contendo construções como um histórico centro internacional de comércio (Cloth Hall)...
... praças, palácios, igrejas, entre outros.
Estação de trem e ônibus
As estações de trem e de ônibus são bem centrais e arquitetadas pensando em uma futura expansão.
A estação de trem, Kraków Główny Osobowy, foi construída em 1847 e teve em 2006 um enorme shopping construído ao seu lado, com um estacionamento para 1400 veículos, o Galeria Krakowska.
Em 2008, um novo sistema de transporte foi desenvolvido, com uma estação de ônibus ao leste da de trem e uma linha de metrôs de superfícies (trams) foi aberta embaixo da estação de trem.
Aeroporto
O Aeroporto Internacional João Paulo II Cracóvia-Balice, ou simplesmente aeroporto de Cracóvia, está localizado a 11km a oeste da cidade, na vila chamada Balice.
Foi aberto para aviação civil em 1968 e posteriormente ampliado, possuindo atualmente 2 terminais (T1 e T2) e mantendo um fluxo médio de 1.3 milhão de passageiros anualmente.
O Terminal 2 é destinado a voos domésticos, enquanto o 1 a voos internacionais.
No momento, ele passa por nova ampliação, que segundo especulação custará 1 bilhão de Zlots. A idéia é renovar e ampliar os terminais exsitentes, construindo um meio mais eficaz de conectá-los entre si e a uma nova estação de trem que também está sendo construída, além de conectá-lo ao Hotel Hilton Inn e as rodovias ao redor.
Acesse esse link e leia como se deslocar do aeroporto para o centro da cidade, e vice-versa.
Hospedagem
Hospedei-me no albegue Greg&Tom, que fica em frente à estação central de trem e ônibus. Confira como foi essa estadia aqui.
Custo da viagem
Passagem Dublin-Cracóvia-Dublin: ¢81,08
Albergue Greg&Tom (5 noites): ¢76,20
Total: ¢157,28
Neste total, não estão incluído so gastos com o passeio a Auschwitz, à Minas De Sal e a Zakopane, que estão em cidades diferentes.
Dicas
1 - Em sua viagem a Cracóvia, tire um dia para conhecer Auschwitz e um para conhecer a Mina de Sal. O passeio da Mina de Sal é mais rápido e leva na verdade em torno de metade de um dia.
2 - Eu fui a Cracóvia no mês de setembro, que já estava começando a esfriar. As temperaturas estavam em torno de 10 graus. Então, agasalhe-se!
3 - A moeda polonesa é em torno de quatro vezes mais fraca que o Euro e a grande maioria das coisas lá é realmente barata, diferente de outros países do leste europeu.
4 - Se tiver mais tempo para essa viagem, há passeios de um dia (oferecidos por empresas turísticas) para Varsóvia (capital do país). Você pode pensar que um dia é pouca coisa, mas Varsóvia não tem tantos atrativos quanto Cracóvia.
5 - Sou sempre a favor de alugar um carro. Se tiver essa chance, por que não fazer?
6 - Não faça piadas sobre nazismo, judeus e Segunda Guerra Mundial, pois você estará no olho do furacão, se é que você me entende!
7 - Se tiver um tempinho a mais na sua trip e quiser esquiar, vá até Zakopane. Essa cidade fica no sul da Polônia, na divisa com a Eslováquia. Lá você terá uma das estações de esqui mais baratas da Europa!
Mais fotos
Este é o Dragão de Wawel. Ele fica ao pé do castelo homônimo e cospe fogo de tempos em tempos. Vale a pena a visita.
Passeio de carruagem...
Delícias da cozinha polonesa
Eles também tem queijos...
E essa é a Zapiekanka, que eu tanto tenho saudades...
Comments