top of page

Visitantes

  • Wix Facebook page
  • Ícone do App Instagram
  • YouTube clássico

Temple Bar: um dos principais cartões postais de Dublin

História do nome Temple Bar

Sir William Temple

Em 1609, Sir William Temple (1555-1627), um renomado professor e filósofo inglês se mudou para a Irlanda e construiu sua casa e seus jardins na rua que hoje é chamada Temple Bar, esquina com a rua Temple Lane. Em 1656, seu filho, Sir John Temple, adquiriu mais um pedaço de terra nas redondezas, que hoje se estende da rua Westmoreland à rua Fishamble.

No século XVII a palavra Barr, que mais tarde foi encurtada para Bar, fazia referência a uma faixa de areia elevada por onde as pessoas podiam andar. A existência do Rio Liffey ao lado daquele pedaço de terra que a família Temple havia comprado fez com que mais tarde ela levasse o nome Bar, mais precisamente Temple Bar, a faixa de terra da família Temple.

Região do Temple Bar

The Temple Bar Pub

O Temple Bar é uma das áreas mais antigas de Dublin. A capital irlandesa nasceu e cresceu no entorno dessa região. Alguns de seus primeiros moradores eram vikings e por isso ela é cheia de cultura e história medieval e viking.

O modelo moderno da rua do Temple Bar é baseado no plano medieval da Cidade Velha (área adjacente ao Temple Bar), algo compartilhado com outras cidades que possuem as mesmas raízes vikings, como Galway, Wexford e Drogheda.

A região ainda hoje faz parte do centro de Dublin e sua história é cheia de referências à cultura, design, trabalho, artes diversas, cafeterias, debates políticas, além de muita cor e energia.

A música e o refrão religioso mais famosos do mundo, Aleluia!, teve sua primeira apresentação no Temple Bar em 1742, no Neal's Musick Hall. Passados 250 anos, vários novos endereços residenciais e artísticos surgiram na região, como Meeting House Square, Temple Bar Square, Curved Street e a Cow's Lane.

Meeting House Square

Andando pelas ruas da região, você verá diferentes tipos de casas, ruas e arquiteturas. A região abriga ainda o Banco Central e a Bolsa de Valores da Irlanda.

Você sabia?

O Temple Bar possui...

...um dos mais antigos teatros da Europa, o Smock Alley Theatre.

...um dos menores teatros da Irlanda, o The New Thatre.

...um dos melhores exemplos de teatro Vitoriano, o The Olympia.

...um dos melhores e mais modernos centros irlandeses de teatro e arte, o Project Arts Centre.

A qualquer momento, há pelo menos cinquenta atividades culturais no Temple Bar, artistas e profissionais criativos e dezenas de milhares de visitantes!

Sem sombra de dúvida, essa é a região cultural de Dublin, onde tudo funciona 365 dias por ano!

Temple Bar Pub

The Temple Bar Pub

A história desse bar remete a 1819, após a Guerra de Waterloo, quando um jovem taberneiro resolveu entrar no mundo dos negócios e solicitar uma licensa para ter um bar.

Assim, James Harrison, esse jovem que só havia trabalhado ao lado de seu pai em uma mercearia, passou a vender cervejas de fornecedores da rua Temple Lane e da Rua Parnell.

Ao longo dos anos, o negócio foi mudando de proprietários e, em 1992 foi adquirido pela família Cleary, que logo trabalhou para criar um empório licenciado para divulgar o valor histórico e cultural deste patrimônio de Dublin, simultaneamente incorporando a energia, vitalidade e as necessidades sociais de uma cultura nova e vibrante.

The Temple Bar Pub

Atualmente, o The Temple Bar Pub é destino da maioria dos visitantes da cidade, além de ter reconhecimento internacional pela apresentaçao diária e ao vivo de música irlandesa de qualidade.

Referências:

Redes Sociais

Receba as Newletters

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

bottom of page