Antes de falar de bebida alcoólica na Irlanda e Reino Unido, você precisa aprender que aqui não existe tulipa ou copo lagoinha. Há uma unidade de medida chamada pint (fala-se "paint") que é equivalente a 568ml e ela vai ser sua referência de volume de bebida por aqui.
Você até encontrará latas ou long necks para vender em supermercados ou ainda long necks nos bares. Mas de forma geral, em qualquer pub que você for beber cerveja, só encontrará pints ou pitchers (uma jarra equivalente a aproximadamente três pints).
Dito isto, vamos conhecer agora a Guinness Storehouse, uma das principais atrações turísticas da Irlanda.
História
A história da cerveja Guinness começou com um só homem, Arthur Guinness. Foi uma história de inspiração, dedicação, ingenuidade e esforço. É a história de como a única cerveja escura irlandesa se tornou uma das cervejas mais apreciadas no mundo inteiro.
Em 1752, com 100 libras que tinha recebido de herança de seu padrinho falecido, Arthur começou uma pequena produção de cerveja em Leixlip, a 17km de Dublin.
Em 1759, ele usou as 100 libras e assinou um contrato com validade de 9 mil anos para alugar um galpão na St. Jameson's Gate, que era uma antiga cervejaria em desuso. A um aluguel de 45 libras anuais, incluindo direitos de uso da água, ele começou a produção de Porter e Ale, cervejas escuras e maltadas.
Em 1769, deu-se a primeira exportação de sua cerveja, o equivalente a 6 barris e meio para a Inglaterra.
Em 1775, após um conflito com o governo relativo ao fornecimento de água, que durou quase dez anos, o governo garantiu outros 8975 anos de contrato para Arthur.
Em 1790, a fábrica sofreu seu primeiro processo de expansão, com a construção de dois novos prédios.
Em 1801, uma nova variedade de cerveja Porter é produzida e em 1803 Arthur Guinness faleceu.
Após vários anos de sucesso, crescimento, exportação e abertura de fábricas em outros países, a cervejaria, que continua sendo administrada pela família Guinness, reformou o prédio construído em 1902 para fermentação da cerveja e o reabriu em 2000 para ser a Guinness Storehouse, um empreendimento de sete andares no formato de uma pint, que conta a história da cerveja Guinness de modo divertido, interativo e bastante interessante.
O que você verá lá
Átrio
Seu tour começará pela base da maior tulipa de pint do mundo. A partir daí, você subir rumo ao topo do prédio de sete andares. Em sua capacidade total, o Átrio comportava 14,3 milhões de pints de Guinness. Atualmente possui guardado a sete chaves o contrato assinado pelo seu criador Arthur Guinness, com validade de 9 mil anos.
Lojas e Memorablia
Ao final do tour, de volta ao primeiro piso, você verá a loja da Guinness cruzando o Átrio. Lá, você encontrará suvenires, roupas e todo tipo de ornamento com a marca da cervejaria.
Ingredientes e fabricação da cerveja
A cerveja Guinness é fabricada a partir de quatro ingredientes naturais: água, cevada, lúpulo e leveuras. Descubra como os cervejeiros combinam tradições antigas com tecnologias modernas para produzir Guinness sempre com a mesma qualidade.
Após aprender como fabricar a cerveja stout, você terá a oportunidade de degustar sua primeira pint de Guinness no Teste de Degustação.
Tanoaria e Transporte
Nesta parte, você vai assistir a um vídeo que demonstra o processo de fabricação dos barris que armazenavam a cerveja e que eram usados para transportá-la mundo afora.
Propaganda e Patrocínio
Nesta galeria, você verá todos os tipos de propaganda utilizadas pela Guinness desde a época do tucano até a era da televisão, que fizeram com que a marca se tornasse a marca irlandesa preferida no mundo inteiro.
A Guinness está envolvida em vários patrocínios desde o campeonato nacional de Hurling a outras atividades culturais e esportivas.
Servindo a cerveja
No quarto andar, você terá uma pequena aula de como servir a cerveja Guinness e terá a oportunidade de servir sua própria pint. Além de degustá-la no lindo bar da da Guinness, você receberá um certificado dos Embaixadores da Guinness para mostrar aos seus amigos e família.
Experiência gastronômica
Existe uma antiga tradição de se cozinhar usando a cerveja Guinness ou a tendo como acompanhamento de comidas. Você poderá apreciar esses pratos na praça de alimentação, que foi inspirada nas salas de jantar dos séculos XVII e XIX.
Sente e realxe no Bar do Arthur, no quinto andar, e curta a vista da fábrica, onde a cerveja é produzida e distribuída para o mundo inteiro.
Bar Gravity
Quando você chegar neste bar, terá alcançado o topo da sua visita. Lá você terá uma vista panorâmica de 360º de Dublin e cidades adjacentes.
Experiência do Conhecimento
Escondido é uma área secular da Guinness Storehouse, esse bar de luxo é o lugar onde os grandes apreciadores da "coisa preta" vão poder provar suas variantes: o chope, original, a preta e a escura.
Esse passeio não está incluído no tour pela Guinness Storehouse e tem o custo individual de ¢30,00.
Preços Admissionais
*na compra online.
Para estudantes, a apresentação da carteira de identificação é obrigatória e, para crianças menores de 6 anos, a entrada é franca.
A entrada dá ao visitante maior de 18 anos o direito de beber uma pint de Guinness por conta da casa. Menores de 18 anos recebem um refrigerante.
Horário de abertura
A Guinness Storehouse é aberta sete dias na semanas, de 9h30 às 17h (última admissão às 17h).
Em julho e agosto fica aberto até às 19h (última admissão às 19h).
Aberta todos os dias do ano, exceto na Sexta-Feira Santa (abril) e dias 24, 25 e 26/12.
Um estacionamento complementar está disponível para o visitante no estacionamento da rua Crane.
A Guinness Storehouse é totalmente acessível a cadeirantes.
----------------
Curiosidades
1 - Não sou dos maiores degustadores de cerveja e acho a Guinness muito pesada. Algumas pessoas costumam brincar dizendo que ela é como uma refeição. Você bebe uma pint e não tem vontade de comer mais nada por um bom tempo. Apesar disso, há quem realmente goste dela, visto que a venda é muito grande nos pubs.
2 - O processo de servir a Guinness é interessante. Não é como outra cerveja qualquer que você põe no copo com o cuidado apenas de não deixar muita espuma. Para ilustrar melhor o que quero dizer, veja este vídeo abaixo:
Basicamente, você serve a bebida parcialmente na pint e a deixa sedimentar por um tempo (dois a três minutos) para que ela homogeneize e adquira o sabor esperado, para só depois completar o copo e beber. Acreditem, isso faz a diferença!
3 - Já experimentei a Guinness em lata. É simplesmente horrível! Não tome como referência a cerveja que você tomou no seu país se você não tiver experimentado a daqui. Apesar de não ser seu maior fan, a daqui é infinitamente melhor!
4 - Desde 2009, um dia na segunda quinena de setembro é usado para celebrar o dia do Arthur. Esta foi uma homenagem ao fundador da cerveja Guinness pelo 250º aniversário da mesma naquele ano. A idéia era de que às 17h59 (menção ao ano 1759) todos deveriam ter uma Guinness em mãos e saudar em nome de Arthur.
5 - Veja abaixo um resumo da história da cerveja Guinness de uma forma mais interativa e para dar vontade de beber uma pint.
Sláinte!
(saúde em irlandês)
Para maiores informações, acesse o site da Guinness Storehouse aqui.