Esta semana, estive lendo sobre algumas dicas de fotografia e pensei em escrever algo a respeito do assunto. Mas não pretendo reinventar a roda e resolvi traduzir dois trabalhos que li (Learn My Shot e DIY Photography) e dar um toque pessoal em alguns conceitos.
Leia abaixo algumas dicas básicas para você desenvolver um pouco seu lado fotógrafo e dar um up nos seus cliques.
Lapidando seu eu-fotógrafo
1 - Conheça seu leste e oeste
Conheça muito bem o local onde você está. De preferência, estude bastante antes de viajar. Procure saber sobre eventos que acontecerão nas datas que você estiver lá, pois podem render boas fotos. Esteja ciente da sensibilidade das pessoas locais e dos lugares para saber como e onde tirar as melhores fotos. Planeje o melhor horário do dia para visitar os locais que desejar, pois a luz ambiente fará diferença. A propósito, o sol sempre nasce no leste e se põe no oeste.
2 - Carregue o necessário
Não é por que você tem um monte de câmeras, lentes, tripés e demais acessórios que você vai levar tudo para a viagem.
Selecione uma boa câmera, uma lente padrão, baterias reservas, filtro, cartões de memória e um bom mapa do local.
O seu seu deslocamento vai ficar mais fácil e leve, acredite.
3 - Afeiçoe-se ao humilde tripé
Nunca se sabe quando um tripé será necessário. Mas não deixe a oportunidade de tirar uma linda foto pela falta dele. Escolha um bom tripé, leve e funcional e o tenha sempre na mochila.
4 - Encontre-se no meio da bagunça
Encontrar o cenário ou o objeto a ser fotografado é uma das missões mais árduas para um fotógrafo de viagens bem sucedido. Não se sinta tentado a clicar milhares de vezes até capturar o ambiente desejado. Aprenda a esperar o momento certo e a clicar eficientemente. Um pequeno detalhe pode contar a história de um lugar.
5 - Trabalhe a paciência
Paciência é o que separa um fotógrafo viajante de um turista. Gaste o tempo necessário em um determinado local até que você tenha certeza de que tirou a foto que queria. Se você estiver no local certo, a foto virá até você.
6 - Tire fotos múltiplas
Nenhum fotógrafo vai a um lugar tirar uma única foto e vai embora feliz achando que deu o melhor clique da vida. Tome o tempo necessário, ande, veja o objeto desejado por diferentes ângulos, trabalhe com as luzes e tire muitas fotos. Durante a edição, você poderá escolher a que o mais o satisfaz.
7 - Registre a variedade
Preste atenção em tudo e registre a essência. Um balanço de pessoas, arquitetura, paisagens, detalhes, comida e estilo de vida contarão uma boa história.
O que levar na mala
1 - Uma bolsa para seu equipamento
É óbvio que você levará seu equipamento fotográfico em algum lugar. Mas, considerando que há várias bolsas, mochilas e cases no mercado, escolha uma de boa qualidade, atentando para ziperes reforçados, velcros, materiais confortáveis e prova d'água,além das divisórias. Você tem que garantir a proteção do material contra queda, mas também contra outros eventuais acidentes de percurso.
2 - Computador e leitor de cartão de memória
Fazer um backup das suas fotos no final do dia ou das sessão fotográfica é crucial. Não importa se são fotos de negócios ou prazer! Se você não tiver como fazer esse backup, acredite, é questão de tempo para a Lei de Murphy entrar em ação e você perder tudo. Certifique-se também de que tem um leitor de cartões de memória confiável.
Meu computador tem entrada para cartões de memória, o que me ajuda bastante. No entanto, eu comprei esse adpator abaixo para usar no meu Ipad. Às vezes, o tablet é mais prático de manusear nas viagens e esse adaptador me ajuda bastante na hora de fazer back das minhas fotos.
3 - HD externo
Melhor prevenir do que remediar. Eu não seria o único fotógrafo na face da terra a ter a infelicidade de me separar do meu laptop em algum momento. Prefiro planejar pensando no pior e esperar sempre o melhor. Manter um segundo backup e tê-lo em um local separado do laptop vai garantir que pelo menos um sobreviverá ao final da viagem. Se optar por não ter um HD externo, certifique-se de que tenha cartões de memória suficientes para não ter que ficar apagando fotos ao longo da viagem.
Eu uso o HD externo da Seagate abaixo, de 1Tb e sou muito feliz com ele já há alguns anos.
4 - Tripé
Eu nunca percebi o tanto que eu usava um tripé até de fato de ter um. A lista de tripés confiáveis, leves e compatíveis com viagens é longa e só tem crescido. Isso significa que você não precisa gastar uma fortuna por um bom produto. Você pode, mas não precisa!
Meu primeiro tripé foi um Velbon DF-61. Ótimo equipamento! O único problema é que ele tem 4kg e sempre que preciso viajar em empresas aéreas low cost, preciso considerar isso na hora de levá-lo em função do limite de peso das bagagens. Em breve, vou comprar um Velbon DF-41, que tem 2kg e vai me ajudar nesta questão.
5 - Extensão
Quando você estiver em um quarto de hotel ou agarrado em um aeroporto, indo da cidade A para a cidade B, geralmente não há tomadas suficientes para tudo que você precisa conectar e carregar. Ter uma boa extensão em mãos o ajudará inclusive a fazer alguns amigos por aí. Certifique-se de que você também tem adaptadores de tomadas (para diferentes países) e conversores de tensão, se necessário.
6 - Baterias, muitas baterias
Baterias recarregáveis são ótimas e econômicas em termos de volume, mas nem sempre você vai encontrar lugar para recarregá-las, como no meio de um deserto. Desta forma, ter baterias descartáveis é sempre bem vindo, por mais que não seja ecologicamente correto. Outra opção é ter várias baterias recarregáveis. São mais caras, mas eficientes.
7 - Bateria externa
Infelizmente, ficar livre dessa bateria não é tão fácil como já fora um dia. Manter seu telefone carregado no meio do nada é muito importante, pois nunca se sabe quando um você precisará dar ou receber um telefonema ou usar o GPS. Esses carregadores são compatíveis com diferentes telefones e tablets, podendo recarregá-lo totalmente por até sete vezes. A Anker é uma das fabricantes que conheço neste seguimento. Vale a pena conferir!
8 - Capa de chuva
Câmeras e lentes profissionais podem suportar alguma precipitação de chuva sem maiores problemas. Mas se sua sorte for como a minha, dificilmente será somente uma precipitação. Será algo bíblico! Adquira uma capa de proteção para chuva, neve ou ambientes molhados, mas que ainda permitam acesso a todos os botões e controles.
Referências
1 - Learn My Shot
2 - DIY Photography