top of page

Visitantes

  • Wix Facebook page
  • Ícone do App Instagram
  • YouTube clássico

Os 10 Melhores Albergues onde já me hospedei

top 10.jpg

Após esses quase quatro anos de viagens pelo mundo e vários albergues conhecidos, resolvi fazer um levantamento dos dez melhores onde já me hospedei.

Itens avaliados

Considerando que para um mochileiro (aquele que não quer gastar muito na viagem), o albergue é basicamente um ponto de parada para dormir, tomar banho, comer e regarregar as baterias, selecionei alguns itens relacionados a isso e que julgo primordiais para eu gostar de um albergue.

1 - Roupa de cama gratuita;

2 - Toalha gratuita;

3 - Tomadas ao lado da cama;

4 - Internet gratuita e funcionando em qualquer lugar do albergue;

5 - Banheiro espaçoso, limpo, com fácil controle de temperatura da água, além de ter água quente 24h por dia;

6 - Café da manhã incluído no valor da diária;

7 - Bom custo benefício de se hospedar no albegue;

Diante diso, segue abaixo a lista dos albergues que mais gostei desses anos de viagem e uma pequena descrição deles.

1 - Greg&Tom - Cracóvia, Polônia

Este é um dos albergues da rede Greg&Tom, que conta ainda com o Party Hostel e o Beer House Hostel. Fica localizado no centro de Cracóvia, bem em frente à estação principal de trem, a Dworzec Główny.

Foi considerado o 3º melhor do mundo em 2011 na categoria Albergues Pequenos, pelo Hostelworld, além de ter sido o 2º melhor do Leste Europeu.

Suas dependências contam com quartos de 2, 4, 5 ou 6 camas (com tomadas ao lado de cada uma), recepçao 24h, cofre, armários com cadeados e cozinha.

Ainda, oferece café e chá à vontade 24h no dia, wi-fi em todas as dependências, terminal com computadores, impressão gratuita, televisão, sala de jogos, etc. Toalhas e secadores de cabelo estão disponíveis para aluguel.

Todo dia é servido café da manhã e janta, além de rodadas de cerveja, que estão incluídos no valor da diária paga.

Tanto o café quanto a janta possuem cardápio rico e gostoso e geralmente com algum prato da culinária polonesa. A cerveja é colocada em uma torre, onde os hóspedes podem se servir. Geralmente, opta-se por uma cerveja mais barata, logo, se você quiser contribuir com a turma, traga a sua e coloque na roda.

A equipe do albergue é super dedicada e parecem amar o que fazem. Há um rapaz da equipe, cujo nome não me recordo, que ama o Brasil. Ele foi super atencioso comigo e com meu bem estar, fez questão de me entrosar com os outros hóspedes, etc.

Veja o website do albergue aqui.

2 - Europa Hostel - Portorož, Eslovênia

1.jpg

Trata-se de um albergue grande, com ares de uma casa de repouso, com mesas e cadeiras espalhadas na grande varanda cobertas por árvores, onde você fazer suas refeições relaxado e ao natural.

O albergue fica logo na entrada da parte comercial de Portoroz, a 20 metros de uma pequena estação de ônibus.

Este albergue possui 49 camas distribuídas em 9 quartos, com 3, 4, 6 ou 12 camas cada um. Cinco dos nove quartos possuem banheiros próprios e os demais compartilham outros dois banheiros.

Os quartos são nomeados com cidades do mundo, e o meu desta vez foi Londres. Meu quarto tinha oito camas, mas somente as nossas três ocupadas (minha e dos meus amigos Beom Zi e Katherine). Alem disso, pela primeira vez, vi dois banheiros em um único quarto, o que merece destaque, por que favorece o fluxo de uso caso mais de uma pessoa queira usa-lo ao mesmo tempo. Além do mais, os banheiros sçao espaçosos e tem estrutura para pendurar roupas limpas. Uma toalha de banho é disponibilizada para cada hóspede, além de sabonete líquido para banho e enxague de mãos. O café da manhã conta com duas variedades de suco, pçaes, queijo, presunto, mel, geléia, manteiga, entre outros. Ao fazer o check-in no albergue, o valor de €20.00 e cobrado como depósito pela chave.

Veja o website do albergue aqui.

3 - Meininger Hotel Brussels City - Bruxelas, Bélgica

MEININGER.png

Este albergue pertence à rede Meininger, que possui unidades em outras cidades européias.

A unidade de Bruxelas funciona no prédio de uma antiga cervejaria que foi totalmente adaptada para comportar 719 camas em 150 quartos, distribuídos em quatro andares.

Ele está situado à beira do canal Bruxelas-Charleroi e ao lado da linha metroviária que vai a uma das principais estações da cidade, a Estação Central (Gare Central).

Ele possui recepção funcionando 24h, 2 elevadores, internet gratuita para hóspedes (é necessário pegar senha na recepção), terminais com computadores (internet) e telefones fixos, sala para guarda de bagagens (luggage room), máquina de lavar e secar roupas. Ainda, conta com bar, cozinha e área de jogos.

O café da manhã não está incluído no valor da diária paga, custando então ¢7,90 ao hóspede.

Como a unidade austríaca, a de Bruxelas também apresenta um sistema de acesso aos quartos bastante seguro, sendo necessário passar por elevadores ou escadas e algumas portas sempre com o uso da chave magnética (cartão).

Os corredores que dão acesso aos quartos são carpetados e bastante largos. O quarto onde fiquei não era muito grande, mas era confortável, possuindo algumas beliches, uma cama de casal e um banheiro.

Veja o website do albergue aqui.

4 - Meininger - Viena, Áustria

MEININGER.png

Mantendo o padrão 3 estrelas da rede, este hotel/albergue possui recepção 24h, 68 quartos distribuídos em 6 andares, um elevador, escadas, estacionamento privativo (¢12,00 o dia), wi-fi gratuito em qualquer parte do hotel, terminal com computador, internet, telefones, além de sala para guarda de bagagens (luggage room). Ainda, conta com área de jogos e bar.

O café da manhã não está incluído no valor das diárias e tem o custo de ¢5,90 por dia. Aluguel de bicicletas custam ¢9,00 o dia, e se quiser levar seu animal de estimação, é cobrada a taxa de ¢10,00 o dia por animal.

O acesso ao quarto também é super seguro e restrito a quem possui o cartãomagnético/chave, permitindo que você passe somente pelas portas que dão acesso ao seu quarto.

O quarto propriamente dito, possuía duas beliches e duas camas de casal, além de uma cabine com chuveiro e outra separada com sanitário.

Há tomadas ao lado das camas e um pequeno criado mudo ao lado das de casal (onde fiquei).

Ao sair do quarto, você precisa deixar uma identificação (dada pelo albergue) em cima da cama para que as camareiras saibam que você ainda está se hospedando naquele quarto.

Veja o website do albergue aqui.

5 - Hostel Blues - Bratislava, Eslováquia

Este albergue foi considerado o 9º melhor do mundo em 2012 pelo Hostelworld, na categoria, Albergues Grandes.

O albergue The Blues é um dos melhores que ja me hospedei, considerando infra-estrutura, equipe, limpeza e recursos disponíveis. Ele ocupa um prédio localizado a cerca de 10 minutos andando da rodoviária e está próximo a um centro comercial com supermercados, farmácias, entre outros. Ao chegar no albergue, você precisará tomar o elevador ou subir as escadas, pois a recepção fica no segundo andar. Ao lado da recepção, há o bar do albergue, onde você pode comprar bebidas, como cerveja e água. Ainda, há um espaço com uma mesa de totó, violçao, sofás e uma pequena varanda. A ficha do totó custa cerca de €0.50 e você tem direito a várias bolas para se divertir enquanto degusta sua cerveja eslovaca ou espera a turma do pub crawl para sair. Os andares tem nomes de cidades européias e os quartos identificados por letras, como B1 e B2. O acesso ao quarto se dava por duas portas, uma que dava acesso a uma pequena área onde tinha o banheiro e a outra que dava acesso ao quarto propriamente dito. Meu quarto era confortável, arejado, possuía três beliches e janela grande com vista para o castelo de Bratislava. O banheiro, apesar de único para seis pessoas, era espacoso e confortável, além de ter uma cabine separada com sanitário à parte, o que dava liberdade de duas pessoas usarem as dependências ao mesmo tempo.

Veja o website do albergue aqui.

6 - YHA London Oxford Street - Londres, Inglaterra

yha_logo_green_0.jpg

Este albergue possui 104 camas, dentre os quais alguns privativos. Ainda, conta com bar, lounge, cozinha, máquina de lavar roupas, sala para guarda de bagagens (luggage room), televisão, terminal com computadores, etc.

Os quartos possuem lavatório com espelho, beliches com luminária e tomadas separadas para cada cama.

Os banheiros são cabines individuais, com separação para sanitários e chuveiros e estão alinhados nos corredores de cada andar.

O albergue está muito bem localizado, a alguns passos da Oxford Street, maior rua comercial da Europa, onde você poderá fazer compras em lojas de todo o tipo. Ademais, está nas próximidades de muitos bares, cafés, casas noturnas e não muito longe de alguns dos principais pontos turísticos da cidade.

Veja o website do albergue aqui.

7 - Bus Hostel Reykjavik - Reiquejavique, Islândia

logo_bus_hostel_black.jpg

Este albergue foi inaugurado em maio de 2013 e tem como proposta ser barato e agradável para todos os tipos de viajantes, além de ser amigo do meio ambiente.

Possui quartos compartilhados com 4, 6, 10 e 16 camas, internet gratuita, recepção 24 horas na alta temporada, cozinha, sala te televisão, bar, biblioteca (deixe um livro e pegue um para você), sala de jogos, sala para garda de bagagens (luggage room), entre outros.

Ainda, oferece acesso para cadeirantes, bicicletas para uso gratuito no verão, secadores de cabelo, máquinas de café e chá, etc.

O café da manhã está incluído no valor da diária, mas não é nada mais do que algumas torradas com pasta de amendoin ou de chocolate. Logo, se puder fazer compras de alimentos, você estará mais bem servido.

A cozinha não é grande, mas atende bem a demanda. O único ponto negativo para mim é que ela não tinha forno ou microondas na época em que me hospedei por lá. Logo, tive que assar minha pizza em algo parecido com uma misteira. Até que foi divertido, haha.

Não menos importante, o albergue fica a cerca de 10 minutos andando do centro da cidade, e de lá se pode contemplar a aurora boreal durante o inverno, não precisando necessariamente pagar por passeios caros para lugares escuros e mais afastados do centro da cidade.

Mas se você preferir, há uma pequena locadora de veículos dentro do albergue (serviço terceirizado), onde você pode alugar um carro por preços muito acessíveis e começar a desbravar a cidade e o país.

O estacionamento do albergue é gratuito e grande, então você não vai precisar andar muito para chegar ao seu carro ou se preocupar em deixá-lo na rua.

Esse albergue guarda uma curiosidade interessante. Na mesa do bar, foi conservado o último hambúrguer do McDonalds vendido na Islândia. A famosa cadeia de hambúrgueres fechou suas portas na Islândia em 2009 devido à crise financeira que assolou não só o país, como a Europa. E, sei lá como e por quê, mas o Bus Hostel Reykjavik conservou este sanduíche. Curiosidade no mínimo inusiada, não é?

Veja o website do albergue aqui.

8 - Youth Hostel Luxembourg - Luxemburgo

lux.jpg

Este albergue fica aberto o ano inteiro e é ótimo para viajantes solo, grupos e família. Possui 240 camas, distribuídas em quartos com 4 a 6 cada um, sendo a maioria deles equipados com banheiros privativos.

Há uma sala com computadores para acesso à internet, sala de conferências, salas de reunião, sala para guarda de bicicletas, estacionamento, jardim com playground, terraço com vista para a cidade velha, mesa de pingue-pongue, além de oferecer serviço de shuttle (para a estação ou aeroporto, por exemplo).

A cozinha do albergue é acoplada ao bar, onde você pode comprar sua bebiba e tira gosto e ficar assistindo a uma partida de futebol, como fiz nas eliminatórias da Copa do Mundo.

Uma refeição pode varias de ¢5,00 a ¢9,80 se você for membro do Hosteling International, ou de ¢5,50 a ¢10,80 se não for. Vale lembrar que há um extenso cardápio de churrascos, comidas típicas luxemburguesas, vegetarianas, etc. além de alguns membros da equipe naturais de Portugal, logo, você se sentirá em casa com relação ao idioma.

Veja o website do albergue aqui.

9 - Cappadocia Rock Valley - Goreme, Turquia

logo.png

A pensão está localizada no coração de Goreme, a poucos minutos de distância dos principais pontos turísticos, como o Parque Nacional de Goreme (patrimonio histórico pela UNESCO), vila Cavusin, Vale dos Pombos, e ainda perto de restaurantes, cafés e comércio geral.

O albergue possui quartos com suíte para duas ou quatro pessoas, quartos sem banheiro para duas quatro, cinco, seis ou sete pessoas. Há água quente 24h, café da manhã incluído no preço da diária, piscina, aquecedores (no inverno, as temperaturas podem chegar a -17ºC ou ainda menos).

O bar do albegue possui um menu, no qual você pode escolher sua opção de café da manhã e/ou almoço (pago à parte).

O albergue possui parceria com várias empresas de turismo de Goreme e por isso revende passeios de balão, à cavalo, banho turco, etc. A equipe é bastante habilitada para instruí-lo sobre todo o turismo da Capadócia.

Veja o website do albergue aqui.

10 - Chillout Hostel - Zagreb, Croácia

chillout-hostel-zagreb-1.jpg

O albergue é muito bem localizado, no centro da cidade, ao lado do funicular que o leva a uma parte mais alta, onde se pode contemplar o pôr-do-sol de Zagreb.

As dependências e serviços contam com quartos com 2, 4, 6 e 8 camas, wi-fi gratuito em todo o prédio, roupas de cama e toalhas gratuitas, armários e sala para guarda de bagagens (luggage room), secador de cabelo, ferro de passar roupa, tablet e computadores (com internet), além de impressão livre e gratuita 24h no dia.

A decoração do albergue é muito bonita, com desenhos e frases nas paredes relacionadas a viagens. A recepção está logo na entrada, ao nível da rua, e ao seu lado há uma cozinha com um bar e várias mesas espalhadas, além de televisão, onde assistimos a um jogo da Copa do Mundo. O café da manhã está incluído no valor da diária, mas em função do horário que tive que partir no dia seguinte, não aproveitei o benefício.

O prédio dispõe de elevador, o que facilita subidas e descidas para os quartos. Nosso quarto (meu e do Beom Zi) ficava no segundo andar e não era muito grande, mas possuía camas confortáveis, com design arrojado. No entanto, o quarto para seis pessoas só tinha tomadas de um lado, desfavorecendo os outros hóspedes para recarregarem seus gadgets.

Fora dos quartos, há banheiros com sanitários e pias separados dos chuveiros, o que considero positivo para melhorar o fluxo de uso dos mesmos.

Veja o website do albergue aqui.

Observação

Dificilmente encontraremos albergues com todos os pré-requisitos que desejamos, pois, quanto melhor ele for, mais caro também será. Há critérios que acabam sendo mais ou menos importantes que outros para você e que no final, se o serviço oferecido o satisfizer, você carrega uma experiência muito positiva do lugar.

Redes Sociais

Receba as Newletters

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

bottom of page