Hogmanay é o nome em escocês para o último dia do ano e por este motiva dá nome às festas de réveillon do país.
As festividades acontecem na capital Edimburgo e podem durar de três a quatro dias, iniciando em 30/12 e terminando no dia 01 ou 02/01, ambos feriado nacional escocês.
O Hogmanay é umas das festas de réveillon mais famosas do mundo, sendo considerada uma das 100 coisas a se fazer antes de morrer e, recentemente, inserida no Top 25 de Experiências pelo Mundo pela Discovery Channel.
Procissão das Tochas
A Procissão das Tochas acontece no dia 30/12 nas ruas de Edimburgo, quando o um grupo de vikings(Shetland’s Up Helly Aa’ Vikings) ao som de tambores e gaitas de fole conduzem os cerca de 35 mil participantes e suas tochas acesas iluminando a cidade.
Apesar de ter muitas crianças no entorno do evento, todo cuidado é pouco uma vez que há contato próximo com fogo. No entanto, as tochas são altamente seguras, parecendo grandes velas com proteção para não cair cera quente nas mãos;
O evento inicia aproximadamente às 7pm e termina em torno de 8:25pm;
A procissão começa na George IV Brige, na Cidade Velha;
O show pirotécnico pode ser visto da Calton Hill e Waterloo Place;
As tochas tem o custo de £10,00 (+ £1,00 de taxa administrativa) se compradas antecipadamente e de £8,00 na hora do evento.
Todo o dinheiro arrecadado com a venda das tochas são destinadas à caridade.
Ao final da procissão, há uma grande queima de fogos que pode ser vista da maior parte do centro de Edimburgo, principalmente das redondezas do jardim e da Princes Street.
30/12 - Festa de Rua Hogmanay
A Festa de Rua do Hogmanay acontece no dia 31/12, com apresentações de grupos musicais de 9pm à 1am
Entrada até no máximo às 11pm.
Saída e re-entrada no local da festa não é permitida;
Pode-se entrar com bebidas alcoólicas, mas somente em copos ou garrafas plásticas.
Vende-se comida e bebida dentro do espaço da Arena.
Os ingressos para os shows nos Jardins de Edimburgo e para o Keilidh dão acesso à festa de rua.
Evento não recomendado para menores de 16 anos.
O ingresso da Festa de Rua custa £20,00 (+£2,10 de taxa de reserva).
31/12 - Shows no Jardim de Edimburgo
Evento que acontece dentro do jardim de Edimburgo, concomitante às demais festas, porém com entrada restrita a quem pagou pelo ingresso referente ao local.
Há shows com música ao vivo, apresentação de Djs, parque de diversões, telões, bares e, obviamente, uma visão privilegiada da queima de fogos que acontece à meia-noite.
Dentre as apresentações musicais, sempre há uma atração principal, que no ano de 2013/14 foi a banda Pet Shop Boys e em 2014/15 será a cantora Lily Allen.
Veja a seguir algumas informações importantes sobre o evento:
Os shows acontecem de 9pm à 1am.
A entrada no evento tem o custo de £42,50 (+£3,50 de taxa de reserva) para ficar em frente ao palco principal e de £37,50 (+£3,50 de taxa de reserva);
31/12 - Keilidh
Conheça o melhor da música tradicional escocesa no encontro social gaélico, que acontece de 9pm à 1am.
Os ingressos custam £40,00 (+ £2,50 de taxa de reserva);
A compra do ingresso dá direito a participar da festa de rua;
Bares e vendas de comidas estão disponíveis;
Não é permitida a entrada com bebidas alcoólicas;
Não é permitida a entrada com garrafas ou latas no local da festa;
Não é permitida a entrada na área da festa após às 11pm;
O evento é totalmente à céu aberto;
31/12 - Candlelit
Este é um evento musical que acontece na catedral St. Giles, no qual o coral de solistas da catedral é dirigido por Michael Harris e liderado por Angus Ramsay.
Este evento não é recomendado para bebês e crianças pequenas.
01/01 - Mergulho no Rio Forth
Uma das tradições das festas de Hogmanay é o tradicional Queensferry Loony Dook, que é uma comemoração do ano que se inicia nas águas do rio Forth, à sombra da ponte Forth Rail.
A festa começa sob os olhares de espectadores curiosos com o desfile Dooker, que segue pela High Street até a congelante água do Rio Forth.
---------------------
Dicas
1 - Se você decidir ir ao Hogmanay e quiser se hospedar em Edimburgo, garanta sua hospedagem com antecedência, pois a cidade fica muito cheia e tudo fica mais caro.
2 - Recordo-me do ano passado que eu encontrei passagens baratas de Dublin para Edimburgo há uns 5 ou 6 meses da virada do ano. Acabei comprando com cerca de um mês de antecedência e paguei quase o dobro do preço.
3 - Uma ótima e barata opção é se hospedar em Glasgow, que fica a uma hora de Edimburgo.
4 - Lembre-se que os dois primeiros dias do ano são feriados na Escócia e transporte público NÃO funciona. Ou seja, hospedar-se em qualquer outra cidade e contar com transporte público para se locomover nesses dias é fria.
5 - Taxi entre Glasgow e Edimburgo na virada do ano pode sair muito caro (mais em conta se for dividido com mais pessoas). Eu paguei ¢180,00 a ida e ¢120 a volta.
6 - A menos que as regras tenham mudado, você brasileiro não conseguirá alugar carro na Escócia com sua habilitação brasileira. Precisará da carteira internacional.
7 - Se for se deslocar de uma cidade a outra de ônibus, considere o Megabus. Comprado pela internet com antecedência pode te custar míseros pounds!
8 - Feliz Ano Novo!
--------------