top of page

Visitantes

  • Wix Facebook page
  • Ícone do App Instagram
  • YouTube clássico

InterRail (Eurail): viajando de trem pela Europa sem limites!

O InterRail surgiu em 1972 como uma forma de percorrer qualquer país europeu membro do Grupo InterRail, desde que haja uma estação de trem disponível.

Estas viagens caracterizam-se pelos seus preços reduzidos e pela grande flexibilidade quanto aos itinerários.

O InterRail só recentemente ganhou mais adeptos em Portugal, mas já é uma forma muito popular para jovens europeus conhecerem a Europa, pois um passe de InterRail permite viajar em regime de livre-trânsito pelos trens (em 1ª ou 2ª classe) percorrendo um conjunto de países e oferecendo ainda descontos substanciais em algumas travessias marítimas em países como Itália e Grécia.

O bilhete não inclui o custo de eventuais suplementos, reservas de lugares ou reservas de cabines.

Um suplemento é uma taxa adicional que se paga para viajar em comboios rápidos ou comboios que atravessem grandes distâncias.

Ao nível do preço do passe, este beneficia as pessoas com menos de 26 anos, como você verá adianta. Ainda, a viagem pode ser feita sozinho ou em grupo.

História do InterRail

Em 1972, quando foi inaugurado, o programa foi limitado a viajantes com 21 anos ou menos e cobria a área de 21 países.

Em 1976, a idade mínima subiu para 23 anos e, em 1970, para 26 anos.

Em 1991, com a extinção da antiga União Soviética, a área de cobertura do InterRail foi ampliada.

Em 1994, com exessão da Bosnia & Herzegovina, os demais países europeus estavam incluídos no programa.

Em 1998, os bilhetes do InterRail passaram a ser vendidos para pessoas de quaisquer idades, porém com diferenciação de preços conforme a idade.

Em 2005, a Bosnia & Herzegovina se juntou ao grupo do InterRail.

Em 2007, o Grupo Eurail passou a ser o responsável pela gestão de todos os passes de Interrail, criando dois tipos de bilhetes: O "Global Pass" e o "One Country Pass".

Tipos de Bilhetes

Atualmente, os seguintes bilhetes estão disponíveis para compra:

1 - Global Pass - Permite livre trânsito por todos os países do espaço Interrail. Este bilhete permite viajar em diferentes condições durante:

  • 10 dias, no prazo total de 60 dias;

  • 15 dias, no prazo de 60 dias;

  • 21 dias seguidos;

  • 1 mês seguido;

  • 2 meses seguidos;

  • 3 meses seguidos.

2 - Selec Pass - Esse bilhete o permite escolher 4 dentre 27 países fronteiriços. Você viajar por 5, 6, 8 ou 10 dias no prazo de dois meses.

3 - Regional Pass - Este bilhete combina dois países fronteiriços e atende aqueles que querem focar a viagem em um local específico ou tem pouco tempo disponível. Você viajar por 5, 6, 8 ou 10 dias no prazo de dois meses.

4 - One Country Pass - Permite livre trânsito em apenas um país do espaço InterRail. Este tipo de bilhete permite viajar durante 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ou 10 dias no prazo de dois meses.

Os bilhetes são para viagens em vagões de segunda classe para crianças (entre 12 e 25 anos) e de primeira classe para maiores de 26 anos, com diferenciação de preços entre ambos e, ainda se comprado para grupos. Crianças que queiram viajar de primeira classe devem comprar o bilhete adulto.

Para saber os preços dos bilhetes e maiores informações, favor acessar o site do Eurail.

Países de cobertura do EuRail e InterRail

1 - Alemanha

2 - Áustria

3 - Bélgica

4 - Bulgária

5 - Croácia

6 - Dinamarca

7 - Eslováquia

8 - Eslovênia

9 - Espanha

10 - Finlândia

11 - França

12 - Grécia

13 - Holanda

14 - Hungria

15 - Irlanda

16 - Itália

17 - Luxemburgo

18 - Montenegro

19 - Noruega

20 - Polônia

21 - Portugal

22 - República Tcheca

23 - Romênia

24 - Sérvia

25 - Suécia

26 - Suíça

27 - Turquia

Bosnia & Herzegovina, Macedônia e Reino Unido fazem parte somente do espaço InterRail, logo, seu Europass não é válido para esses países.

Tipos de trem

Trens noturnos - trens com poltronas reclináveis ou ainda cabines com camas, para todos os gostos e bolsos. Ótimo para quem quer economizar com hospedagens nas cidades que visitar, deixando para dormir nos trens.

Trem de alta velocidade (Trem bala) - alguns trens de alta velocidade estão incluídos no Eurail e você poderá então fazer viagens de longas distâncias em tempo reduzido, curtindo ainda uma boa refeição nos vagões-restaurante.

Trens panorâmicos - aproveite sua viagem em um dos trens panorâmicos, que viajam em torno de regiões montanhosas, lagos cristalinos e outras paisagens euroéias paradisíacas.

Trens regionais - esse trens estão no coração da Europa, levando-o desde a menor vila do interior à mais movimentada capital do continente. Eles estão em praticamente todas as cidades e direção. Vá e descubra a Europa!

Dicas úteis

1 - Independente do passe que você tenha adquirido, antes de entrar no trem, você precisa preencher a data da viagem no cartão, pois um fiscal irá verificar seu bilhete e você será multado se não o tiver preenchido. A multa custa em torno de ¢50,00.

2 - Você pode viajar de trem quantas vezes quiser em um dia, certificando-se que os trens que usará são contemplados pelo seu Europass.

3 - Para algumas viagens, você precisará obrigatoriamente fazer previamente uma reserva de assento. E as reservas não são gratuitas. Logo, será um gasto a mais.

4 - Ao adquirir o Europass, sugiro programar sua viagem com muita cautela para conseguir utilizar todos os trens possíveis sem fazer reservas, justamente para não gastar mais do que já gastou com o passe.

5 - Ao entrar nos trens, certifique-se de que está no vagão certo. Seu Europass adulto o permitirá viajar de primeira classe, mas o de criança é para a segunda classe. Se você for criança (menos de 25 anos) e viajar na primeira classe e for pego, será educadamente convidado a se retirar do vagão (os fiscais sabem que turista se confunde muito, mas eles não gostam, pois são muito corretos).

6 - Os trens são muito pontuais. Então, não fique dê bobeira!

7 - Ah! Se você não precisar de reservas para suas viagens, basta preencher o passe como falei anteriormente, entrar no trem, viajar e, claro, aguardar o fiscal passar por você. Na maioria das vezes ele passará.

8 - Se precisar de reservas, terá que fazê-lo nos guichês das estações ferroviárias ou pela internet nos websites das operadoras das viagens.

9 - O Europass dá alguns benefícios e descontos dependendo do país em que você está. Logo, visite o site do Eurail e confira o que tem de bom para você. Um dos grandes benefícios é o desconto ou bilhetes grátis de ferry em alguns países, como Itália e Grécia.

10 - Certifique-se de comprar o passe ideal para sua viagem para garantir que não sairá mais caro do que comprar os tikets de trem individualmente.

11 - Se você reside em um país europeu há mais de seis meses, você não pode adquirir um Europass.

12 - Divirta-se!

Fonte: Wikipedia e Eurail.

Redes Sociais

Receba as Newletters

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

bottom of page