top of page

Visitantes

  • Wix Facebook page
  • Ícone do App Instagram
  • YouTube clássico

Festivais pelo Mundo

Você que é um amante de viagens e especialmente acompanha festas pelo mundo, conheça essa lista com algumas das festas que eu julguei mais legais, que merecem sua participação e que eu mesmo gostaria de viver em algum momento.

JANEIRO

Snow & Ice Sculpture Festival – Harbin, China

harbin-sculptures_2100401i.jpg

Trata-se de um festival de inverno envolvendo esculturas em gelo, que acontece anualmente de 05/01 a 05/02 na cidade de Harbin, na China, e atualmente é o maior do gênero no mundo.

Há duas exibições durante o festival, a Ilha do Sol e o Mundo de Gelo e Neve. O primeiro é uma área recreativa com grandes esculturas em gelo e o segundo é uma exposição noturna de pédios construídos com grandes blocos de de gelo extraídos diretamente do rio Songhua.

Há ainda outras atividades de lazer, como esqui, nado no rio Songhua e a exibição e lanternas de gelo, no jardim Zhaolin.

Vale lembrar a quem se aventurar no passeio, que a temperatura média local nesta época do ano é de -16.8C.

Para maiores informações, acesse: Snow & Ice Sculpture Festival

Maha Kumbha Mela - Allahabad, Índia

groupofsadhus.jpg

Este é o principal festival religioso do mundo, ocorrendo quatro vezes a cada doze anos nas cidades de Allahabad, Ujjain, Nasik ou Haridwar. O evento reúne milhões de devotos hindus para tomarem um banho purificador no Sangam, que é o encontro dos rios Ganges, Yamuna e Saraswati.

Em 2007, aconteceu em Allahabad o encerro de um ciclo de 12 festivais em 144 anos, sendo a maior concentração humana já vista, atraindo cerca de 70 milhões de pessoas.

Para maiores informações, acesse: Maha Kumbha Mela

FEVEREIRO

Carnaval no Brasil

carnaval-brasil.jpg

O Carnaval é a maior festa popular do país, tendo duração de quatro dias e finalizando no dia que antecede à Quarta-Feira de Cinzas.

A festa é celebrada em todo o Brasil, porém de formas diferentes, mas a maioria em forma de concurso, por ligas de carnaval e instituições públicas.

As festas mais famosas são a do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Nas duas primeiras, há desfiles de escolas de samba, com fanasias, enredo, porta-bandeiras, abre-alas, etc. No terceiro, há shows de cantores famosos, em sua maioria de Axé, realizados em cima de trios elétricos.

Todos movimentam milhões de pessoas e contribuem para que o Carnaval seja uma grande indústria no Brasil.

Para maiores informações, acesse: Carnaval do Rio

Carnaval de Veneza - Veneza, Itália

52ee84ae84c9e.jpeg

O Carnaval de Veneza é um festival anual, sediado na cidade italiana de mesmo nome. O festival termina com a celebração da quaresma, quarenta dias antes da Páscoa.

Para maiores informações, acesse: Carnaval de Veneza

Lantern Festival – Pimgxi, Taiwan

52f056650e542.jpeg

Evento criado em 1990 e realizado anualmente em 23/02 com o intuito de disseminar o folclore taiuanês.

A idéia consistem em soltar balões de fogo (lanternas) ao céu com o intuito de livrar o país do mau e de doenças, além de mostrar às pessoas que o país está a salvo.

Os balões são decorados com imagens e desejos que remetem aos seus donos.

Nos primeiros anos, o festival era sediado na cidade de Chiang Kai-shek e depois passou a ser itinerante no país.

Para maiores informações, acesse: Lantern Festival

MARÇO

Elephant Festival – Jaipur, India

94627828.aVYq54Xd.ElephantFestivalJaipur2.JPG

Este é um festival que acontece em Jaipur, na Índia, geralmente em 16/03, em que há apresentações de dança e jogos de polo com elefantes.

O festival começa com uma procissão de elefantes, camelos, cavalos e dançarinos, em que os animais são embelezados com pinturas bastante coloridas, jóias e forros para a sela. Ainda, há competição para eleger o elefante mais bonito.

Um fato curioso é que o festival foi cancelado por dois anos consecutivos em função da ação de órgãos de proteção aos animais, que alegavam que as tintas sobre os elefantes poderiam-nos causar algum mal. Como resultado da dificuldade de prosseguir com o evento, seus organizadores decidiram alterar o nome para Holi Festival.

Para maiores informações, acesse: Elephant Festival

St. Patrick’s Day

dublin-colour_1598676i.jpg

Este é um festival irlandês comemorado no feriado nacional de St. Patrick's e tem como principal objetivo promover a cultura do país a nível nacional e internacional, concorrendo com as grandes festas realizadas mundo afora.

Este feriado é um momento no ano em que todos desejam ser irlandeses por um instante. Apesar de ser realizado em todo o país e todo o mundo, as comemorações na capital Dublin é a mais famosa, que atualmente dura entre 4 a 5 dias, terminando no dia 17 de março.

As pessoas se vestem de verde, com pinturas corporais e com fantasias diversas que relembram a cultura celta, viking e ainda o folclore. A festa é regada a muita cerveja e música local.

Para maiores informações, acesse: St. Patrick's Day

Holi Festival – India

calcutta-holi-best_2160158k.jpg

Evento também conhecido como Festival das Cores ou Festival do Amor, cujo significado é a vitória do bem sobre o mal. Acontece na lua cheia do equinócio de inverno, variando a data conforme o calendário hindu, podendo ser em fevereiro ou março.

A diversão é um carnaval de cores, em que os participantes brincam, perseguem e colorem uns aos outros com tinta em pó, água colorida, pistolas e balões d’água, realizando uma grande guerra de água e cores.

Ruas, parques e demais áreas públicas são tomadas pelos foliões, que também tocam e dançam músicas locais.

Para maiores informações, acesse: Holi Festival

ABRIL

King`s Day – Amsterdam, Holanda

dutch-ladies_lg.jpg

Este festival acontece no dia 27/04, que é um feriado nacional da Holanda para comemorar o nascimento do rei Willem-Alexander.

O feriado foi inicialmente comemorado em 1885, como o Dia da Princesa, em função do aniversário da Princesa Wilhemina, herdeira do trono holandês.

No entanto, de 1890 a 2013, este dia ficou conhecido como o Dia da Rainha, em função das mulheres que sucederam o trono até então, até que em 2013 a então rainha Beatrix abdicou do trono, dando lugar ao primeiro homem no reinado holandês, Willem-Alexander.

O Dia do Rei é celebrado com muitos shows e apresentações em locais públicos da Holanda, principalmente na capital Amterdam.

Um forte esquema de segurança é montado, bloquando a passagens de ônibus e trams no centro da cidade, além do deslocalmento da rota de trens internacionais.

É de praxe que os foliões tinjam seus cabelos na cor laraja e vistam roupas desta cor, em homenagem aos membros da dinastia Orange-Nassau, que governa o país.

Para mais informações, acesse: King's Day

Songkran Water Festival – Chiang Mai, Tailandia

Songkran_Water_Festival_Bangkok-6-1.jpg

Este é um festival que ocorre de 13 a 15/04 e que celebra o ano novo tailandês, que coincide com o calendário de outros países do sul e sudeste asiático.

A prática de jogar água um nos outros remete à crença de que a água limpará todo o mau existente do ano que passou e, na cultura mais tradicional, a água é acrescida de algumas ervas com fragrância.

Para mais informações, acesse: Songkran Water Festival

MAIO

Corrida do Queijo - Copper's Hill, Inglaterra

thousands-of-people-ventured-to-coopers-hill-in-gloucestershire-on-bank-holiday-

Este evento é realizado em 26/05 em Copper’s Hill, perto de Chelteham, na Inglaterra. Sua origem é incerta, mas se acredita que tenha pelo menos 200 anos de existência.

Do alto da colina, em que acontece o evento, são lançados sucessivos queijos em formato redondo e cada competidor precisa descer colina abaixo para tentar pegar o queijo.

O primeiro a atravessar a linha de chegada ganha o queijo de presente.

O interessante da brincadeira é que os queijos chegam a alcançar 110kmh e muitos competidores se machucam nessa empreitada, tendo até mesmo fraturas ósseas.

Para maiores informações, acesse: Cheese Rolling Festival

JUNHO

White Night Festival/Scarlet Sails

whitenights.jpg

Este festival acontece anualmente em St. Petesburgo, na Russia, durante o período do sol-da-meia noite - época do ano em que os dias são tão longos que à meia-noite o sol ainda não se pôs.

O evento consiste em apresentações de balet clássico, ópera e outros eventos musicais, incluindo performances de dançarinos russos, cantores, músicos e atores, entre outros.

O último dia do evento é marcado pelo show pirotécnico dispado de barcos e navios em alto mar, em cores escarlate.

O momento reúne milhões de pessoas, muitos deles estudantes de escolas e faculdades nacionais e internacionais.

Para maiores informações, acesse: White Nights

JULHO

San Firmino – Pamplona, Espanha

68649-970x600-1.jpeg

Festa que acontece na cidade de Pamplona, na Espanha, de 6 a 14/07 em homenagem a São Firmino, santo natural da cidade, padroeiro da diocese e co-padroeiro de Navarra.

A festa tem origem na organização de dois eventos medievais disintos, as feiras comerciais e as touradas. As feiras comerciais se realizavam no início do verão e com isso, comerciantes de gado iam para a cidade com seus animais, quando então as touradas passaram a fazer parte da tradição.

Atualmente, a festa se inicia no dia seis de julho ao meio dia, quando um foguete é lançado (Chupinazo) do Palacio Consistorial e os foliões, todos vestidos de branco e com lenços vermelhos dão início às festividades.

É tradição levar-se vinho,sangria e espumante, que servem tanto para beber como para atirar aos que estão próximos e a quem passa, pelo que o branco vai passando a cor-de-rosa.

Todos os dias às 8h da manhã, durante cerca de três minutos, ocorre o Encierro, que é uma corrida de touros pelo percurso de 849 metros, em três ruas do centro histórico de Pamplona(Running of the Bulls).

Para saber mais, acesse o site: San Fermino

Ultra Europe – Split, Croacia

ultra.jpg

Evento criado em 2013 pela gravadora de música eletônica Ultra e realizado na Croácia, mais precisamente na cidade de Split e na Ilha de Hvar. Atualmente, acontece de 11 a 13/07.

A festa da cidade acontece no estádio de futebol Poljud e a da ilha no resort Hotel Amfora Grand Beach.

O evento conta com a presença de cerca de 30 dos melhores DJs do cenário eletrônico, distribuídos em três dias de festa em Split e uma pós festa em Hvar.

Para maiores informações, acesse: Ultra Europe Festival

Tomorrowland – Boom, Belgica

maxresdefault.jpg

Este é um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo, realizado no interior da Bélgica no mês de julho. Sua primeira edição aconteceu em 2005 e a cada ano tem tomado mais notoriedade e fãs.

O festival é famoso por sua decoração, que envolve fogos de artifício, fontes de água, fogo, contos de fadas, e simbolismos New Age.

O evento acontece em três dias, abrigando cerca de 100 DJs, 1 palco principal e 16 de menor tamanho, além de milhares de foliões.

Em 2014, completou-se o décimo aniversário da Tomorrowland e por isso o evento ocorreu em seis dias e não três como habitualmente (um fim de semana a mais) e, no show do DJ David Guetta, foi anunciado que haveria a edição brasileira a partir de 2015.

Para maiores informações, acesse: Tomorrowland

Boryeong Mud Festival - Boryeong, Coréia do Sul

52f008ff593f7.jpeg

Este festival foi iniciado em 1998 e acontece anualmente em uma cidade ao sul da Coréia do Sul, atraindo cerca de 2.2 milhões de pessoas.

O evento é baseado em atividades recreativas com lama, como escorregadores, piscinas, esqui, entre outros.

Ele dura cerca de duas semanas, tendo seu último final de semana em meados de julho como o mais movimentado do evento.

Para maiores informações, acesse: Boryeong Mud Festival

AGOSTO

Kazantip – Popovka, Ucrania

kazantip_32.jpg

Este é um festival de música eletrônica que acontece na cidade de Popovka, na península da Criméia, de 1 a 14/08.

Sua primeira edição aconteceu em 1991, quando ainda era um encontro de praticantes de windsurf.

Após a incoroporação da música eletrônica, o festival tomou proporções colossais.

Atualmente, conta com cerca de 150 mil foliões, sendo a maioria russos e ucranianos.

Para maiores informações, acesse: Kazantip

La Tomatina – Bunol, Espanha

tomatina21.jpg

Esta festa acontece na última quarta-feira do mês de agosto na cidade de Buol, na Espanha. Resume-se basicamente ao arremeço e tomates nas pessoas participantes.

A origem do festival é incerta, mas sesabe que sugiu em 1944, e as teorias variam desde um acidente com um caminhão de tomates ao ataque ao autarca com o fruto.

A teoria mais aceita é a de uma reunião de jovens em uma praça para assistir a um desfile de bonecos gigantes, que resultou com a multidão usando vegetais de uma feira próxima para iniciar uma guerra de tomates, interrompida somente após interveção das forças policiais.

Atualmente, tomou patamares de evento internacional, atraindo turistas de todos os cantos do mundo.

Com objetivo de conter adversidades, o governo loval resolveu recentemente cobrar uma taxa de ¢10.00 de cada participante para que possa ter acesso ao exato local da guerra, que é fechado para os demais espectadores.

Para maiores informações, acesse: La Tomatina

Mysteryland - Haarlemmermeer, Holanda

mysteryland-201311.jpg

Festival de música eletrônica realizado no último sábado de agosto no interior da Holanda, que teve sua primeira edição em 1993.

É organizado pela mesmo empresa que comanda a Tomorrowland e, devido ao crescimento e importância do evento, teve uma primeira edição realizada fora do país em 2011, no Chile.

No entanto, já há projetos de expandir a festa para mais um dia de show e para edições nos Estados Unidos.

Para maiores informações, acesse: Mysteryland

SETEMBRO

CASCAMORRAS - BAZA, ESPANHA

enhanced-buzz-15308-1382993951-27.jpg

Esta festa acontece anualmente no dia 6 de setembro nas cidades de Guadix e Baza, na província de Granada.

As duas cidades são historicamente rivais e brigam pela posse da estátua Virgem da Piedade.

Cascamorras foi um trabalhador de Guardix, que encontrou a imagem da santa enterrada enquanto trabalhava em Baza. Porém, antes que pudesse retornar a Guadix com a imagem, ela foi apreendida por pessoas de Baza, o que inicou todo o conflito e deu origem à festa, em que os participantes cobrem seus corpos com graxa e festejam a imagem da santa.

Para maiores informações, acesse: Cascamorras

Oktoberfest – Munique, Alemanha

Oktoberfest.jpg

Festa tradicional alemã, originalmete realizada em Munique, na região da Baviera de 20/09 a 05/10. Consiste basicamente em uma exposição e consumo de diferentes tipos de cervejas, bem como de outros produtos loais.

É iniciada em meados de setembro e termina na primeira semana de outubro, justificando o nome do festival (Oktober= outubro e Fest= Festa).

Para maiores informações, acesse: Oktoberfest

OUTUBRO

Albuquerque Balloon Festival – Novo Mexico, Estados Unidos

Albuquerque-Balloon-Festival-10.jpg

Albuquerque é a cidade mais importante do mundo em termos de balonismo, devido aos grandes espaços abertos, clima constante e altitude de 1500 metros, que torna o ar menos denso.

A cidade sedia anualmente de 5 a 13/10 o evento mais tradicional do balonismo mundial, reunindo mais de 700 balões de diversos países e um público de mais de um milhão de pessoas.

Para maiores informações, acesse: Albuquerque Balloon Festival

NOVEMBRO

Loy Krathong Festival – Sukhothai, Tailândia

decorated-krathong.jpg

Esse é um festival celebrado anualmente em toda parte da Tailândia e em algumas partes do Laos e de Burma. Ele acontece na noite de lua cheia do décimo segundo mês do calendário tailandês, que no calendário ocidental corresponde ao mês de novembro.

A tradução literal do nome do festival é “flutuar um cesto”, que se deve à tradição de se soltar pequenos cestos decorados que no mar, lagos e rios.

Os cestos tradicionais são feitos do tronco de bananeira ou de de um tipo específico de lírios. Os mais contemporâneos são feitos de espuma ou de pão, sendo que estes últimos se desintegra ao longo do tempo e servem de alimento para peixes.

A decoração dos cestos é feita com folhas de babaneira, incensos e muitas vezes com moedas, que são as oferendas aos espíritos do mar.

Para animar o evento, há uma competição que elege a mulher e o cesto mais bonitos, e, recentemente, fogos de artíficio tem complementado a festa.

Para maiores informações, acesse: Loy Krathong Festival

DEZEMBRO

FESTIVAL OF THE SAHARA - DOUZ, TUNISIA

5589139712_3d1e8cb95f_z.jpg

Enquanto o mundo cristão está ocupado com a neve e as celebrações de natal, o povo tunisiano viajam para Douz para celebrar sua cultura.

No festival há corrida de camelos, caça a coelhos, entre outros. Ainda, militares montm seus cavalos e fazem disparos com seus rifles.

Para maiores informações acesse: Festival of the Sahara

DATAS VARIADAS

Festa da Lua Cheia - Haad Rin & Ko Pha Ngan, Tailândia

tcp_full_moon_party_intro.jpg

Este festival acontece mensalmente nas praias de Haad Rin, antes, durante e após a lua cheia, durante toda a noite, até o sol raiar.

A festa atrai milhares de pessoas, principalmente turistas. Possui diversas atrações pirotécnicas e bastante música eletrônica.

O uso de drogas ilícitas tem sido muito documentado, o que fez aumentar o índice de assaltos e pequenos furtos nas redondezas da festas. Por isso, o policiamento é ostensivo, incluindo policiais à paisana para garantir a segurança dos participantes.

É comum a prática de pintar o corpo com tintar luminescentes, que brilham no escuro, como forma de destacar a singularidade de cada um na multidão.

Como reflexo do cansaço, muitas pessoas acabam por dormir nas areais das praias até o amanhecer.

Para maiores informações, acesse: Full Moon Festival

Há muitas festas não mencionadas aqui nesse artigo e que valem a presença. Não mencionei festas de natal e ano novo, pois criarei um artigo somente para elas.

Agora que você já conhece um pouco das principais festas que acontecem mundo afora, fique ligado no calendário e não deixe de conferi-las se estiver por alguns dos lugares mencionados.

Redes Sociais

Receba as Newletters

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

bottom of page