Visitantes

• YouTube clássico

TRIESTE, ITÁLIA

A CIDADE

A cidade fica no nordeste italiano, na região de Friuli Venezia Giulia, local de domínio das línguas italiana, eslovena, alemã e friuliana. Faz fronteira com a Eslovenia, que está ao norte, e é banhada pelo mar Adriático no oeste. Atualmente, possui cerca de 220mil habitantes e é bastante conhecida por ter sido um dos locais de residência do famoso escritor irlandês James Joyce.

A cidade já foi um forte centro político e cultural da Itália sob o domínio do império da Áustria-Hungria, tendo declinado ao final do século XX. Atualmente, Trieste é esquecida pelos turistas, que preferem visitar grandes cidades como Roma e Milão. No entanto, é uma pequena cidade, pacata e adorável, com muitos bares e restaurantes, que oferece uma arquitetura maravilhosa, além da vista perfeita para o mar.

TRANSPORTE PÚBLICO/AEROPORTO

A cidade de Trieste possui um aeroporto a 33km ao norte do centro da cidade, o Ronchi dei Legionari, o que torna o trajeto à pé inviável. Ao lado do aeroporto, há uma estação de ônibus, de onde você partirá rumo ao centro da cidade no ônibus número 51. O ticket do onibus custa €4.00 se comprado no terminal existente dentro do aeroporto e €5.00 se comprado dentro do ônibus, com o motorista.

O QUE VI DE TRIESTE

Para esta viagem, fui acompanhado de mais três pessoas, o Ben, meu amigo coreano, e duas brasileiras também residentes de Dublin, Viviane e Alana. As meninas se dispersaram após Trieste, pois elas tinham uma rota diferente a seguir, mas nos reencontramos em Split, na Croácia, para o festival Ultra Europe. Ao pousarmos em Trieste e termos passado pelo serviço de imigração, deparamo-nos com um aeroporto pequeno e simples, que mais parece uma estação rodoviária.

Compramos o bilhete do ônibus ainda dentro do aeroporto e assim fomos em direção a estação, que fica a menos de 2 minutos da saída principal. O ônibus era confortável, porém não tinha internet. Fazia muitas paradas ao longo do percurso, para a entrada e saída de passageiros. Descemos na estação de ônibus, que fica no centro da cidade e ao lado do albergue, o que foi bastante estratégico para nós.

Chegamos no albergue por volta de 3h da tarde, fizemos check-in e prontamente saímos para conhecer a cidade. Conhecemos uma americana, a Katherine, que estava viajando sozinha e também tinha acabado de chegar no albergue e se juntou a nós para o passeio. Como era tarde de domingo, em uma cidade de interior, muitos estabelecimentos estavam fechados.

Ainda sim, encontramos supermercados abertos, onde compramos algumas guloseimas para tapear a fome. Afinal, nossa última refeição foi às 5 da manhã, ainda na Irlanda. Seguirmos rumo à praia, que margeia a famosa Avenida Miramare. Essa avenida inicia próxima ao aeroporto e termina próxima ao centro da cidade, o que acredito ser uns 20km de extensão. Em Trieste, é proibido tomar banho mas praias do centro da cidade, por isso tivemos que tomar um ônibus de volta, no sentido do aeroporto e escolher o melhor local para descer e se instalar. Escolhemos então um ponto em frente a alguns restaurantes e a uma enorme fonte d'agua que havia nos chamado a atenção anteriormente. Encontramos um local para deixar nossas mochilas e começamos a curtir o sol para tentar tirar a cor pálida que a Irlanda nos deu.

A água da praia tem um tom verde muito bonito e ela não é tão gelada quanto as águas da Irlanda. Não há faixas de terra, que você pode estender sua toalha ou canga para tomar um banho de sol. Há apenas uma faixa de grandes pedras entre a água e o cimento da calçamento, por onde os transeuntes andam. Logo, você precisa usar esse espaço para se acomodar, o que não é de tudo ruim. Eu diria que a praia, mesmo que próxima ao calcamento, possui uns três metros de profundidade, podendo ser perigoso para quem não sabe nadar. Há locais com escadas para que os banhistas entrem e saiam da água, por que você precisará ser um bom alpinista se quiser sair da água escalando as pedras. Há tambem duchas espalhadas ao longo da costa, onde os banhistas podem tomar banho gelado para tirar o sal da água da praia.

Passadas algumas horas e algumas cervejas, resolvemos procurar um restaurante para comer uma comida decente. Fomos a uma pizzaria chamada Raffaele, que é o nome em italiano deste que você escreve. O restaurante oferece vários tipos de pasta e pizzas em geral. Meu amigos escolheram algo em torno do carbonara, enquanto eu escolhi uma pasta com frango, bacon e lingüiça. Bebi uma cerveja italiana, a Frost, que é gostosa, mas estava quente, como é comum na Europa. Mas considerando a temperatura ambiente, não acho que seja uma boa pedida para refrescar e matar a sede.

No restaurante, conhecemos o André, outro brasileiro que esta viajando sozinho pela Itália. Nosso novo amigo físico de 22 anos veio fazer uma prova para o seu doutorado e aproveitou para conhecer mais a cidade. Graças a ele, que já conhecia a maior parte de Trieste, otimizamos tempo e fomos direto aos principais pontos turísticos.

Na companhia do André, caminhamos pela orla da praia e visitamos os pontos turísticos mais próximos e, mais tarde, após o anoitecer, retornamos para o centro da cidade.

Após deixar duas das meninas no albergue, segui com ele e a Katherine para a Piazza Unitá D'Italia, que é a principal praça da cidade, localizada na base do monte San Giusto e tem um formato retangular, que é o maior da Europa a estar à beira do mar.

Nos arredores da praça, há vários prédios públicos, como a Prefeitura de Trieste, do Conselho Regional de Friuli Venezia Giulia e o Grande Hotel de Trieste. Se tiver a oportunidade, faça uma visita à noite, pois a vista é linda, cheia de luzes e contrastes de cores dos prédios e mar.

Como já estava tarde e não tínhamos mais tempo, voltamos para o albergue e após uma boa noite de sono, seguimos para a Eslovênia no dia seguinte.

Bom, a ida a Trieste se deveu basicamente por que era mais barato voar para lá do que para a Croácia. E, como tinha tempo hábil antes do evento Ultra Europe, seria um passeio mais interessante uma vez que poderia conhecer outros lugares. No entanto, se tiver a oportunidade de ficar um dia a mais, será melhor, pois poderá visitar todos os pontos turísticos sem pressa e curtir mais as praias.

ALBERGUE

Leia sobre o albergue aqui.

CUSTO DA ESTADIA

• Passagem Dublin-Birmingham (Ryanair): €19.99

• Passagem Birmingham-Trieste (Ryanair): €36.00

• Lanche em Birmingham (2 baguetes e uma garrafa de coca cola): £7.87 = €10.40

• Ticket de ônibus Aeroporto-Centro: €4.00

• Albergue (uma noite): €20.00

• Jantar na Pizzeria Raffaele: €13.00 (pasta + cerveja Frost)